História, perguntado por gi14mendes, 9 meses atrás

O que tratava a lei Licínia?​


ccourtesydemon: A Lei Licínia fazia com que fosse obrigatório a presença de um plebeu em um dos cônsules rômanos, que era o mais alto cargo político da República Romana e o consulado era o mais alto posto do cursus honorum, a ordem sequencial dos cargos públicos pelos quais os políticos deveriam passar durante sua carreira.

Soluções para a tarefa

Respondido por canmilymacedopinho7
4

Lei Licínia Sêxtia (em latim: Lex Licinia Sextia; plural: Leges Liciniae Sextiae), foi uma lei, promulgada pelo senado romano, que obrigava que, a cada ano, um dos dois cônsules fosse um plebeu.

Respondido por meeloaliine
2

Resposta:

Lei Licínia determinava que um dos dois cônsules romanos fosse um plebeu (até então o posto era ocupado quase que exclusivamente por patrícios), o que expandia os direitos jurídicos (e políticos) da classe mais pobre dos romanos.

Estabelecida por decreto do Senado, por causa de uma iniciativa do Tribuno da Plebe (uma outra conquista dos plebeus, fruto de suas lutas políticas contra os patrícios), ela serviu para apaziguar as classes sociais antagônicas naquela sociedade, contribuindo para a harmonia social.

Perguntas interessantes