Sociologia, perguntado por RuiBarros7796, 9 meses atrás

O que torna uma economia forte?

Soluções para a tarefa

Respondido por letticiagomes83
2

Resposta: O que torna a economia forte é um conjunto de fatores. De um lado o governo, o modelo econômico que ele adota e as tarefas que cabe a ele cumprir. De outro lado são os cidadãos que devem fazer muitas coisas para a economia ser realmente forte.

Explicação: Fatores do governo

Sistema de governo. O sistema de governo, para ter uma economia forte, pode ser de diversos tipos, desde que funcione adequadamente: monarquia absolutista ou parlamentarista, democracia presidencialista ou parlamentarista, ditadura, socialismo, etc.. Cada sistema de governo tem impactos bons e ruins na vida do cidadão, mas estou focando só a economia. Já o modelo econômico deve ser capitalista puro. Ressalvo que capitalismo é só um modelo econômico e não um sistema de governo, mas é o que mais apresentou resultados positivos nos últimos 2 séculos.

Infra estrutura de qualidade. Tem que haver conectividade para todos: ruas, rodovias, trens, metrô, aeroportos, internet de altíssima velocidade, transporte público. As pessoas e entidades devem ter facilidade para conseguir instalar-se em qualquer lugar e ter como conectar-se com o mundo física e eletronicamente.

Educação. Cidadãos bem educados são mais produtivos e conseguem produzir qualquer tipo de mercadoria ou serviço, geralmente com alto valor agregado. Junto com a educação é bom que venha a ciência e a tecnologia, que são alavancas enormes na economia. Basta ver que um kg de iPhone está na faixa de 7 a 10 mil dólares e um kg de milho deve custar menos de 1 dólar.

Leis que regem o país. As leis e regras devem ser claras e estáveis e devem ser aplicadas a todas as pessoas ou entidades da sociedade. O capitalismo deve controlado pelo estado, mas com condições iguais para todos.

Justica. Justiça tem que ser ágil e independente, resolvendo os desencontros entre cidadãos e/ ou entidades.

Impostos. O sistema de arrecadação de impostos deve ser justo e equânime, que alcance todos os cidadãos e que seja progressivo conforme seus rendimentos.

Inserção internacional. O País que está inserido internacionalmente pode trocar mercadorias, tecnologias e informações e desenvolver parcerias para desenvolvimento de conhecimento, bens e serviços conjuntamente. Um Pais fechado em si mesmo só consegue consumir o que ele mesmo produz, não se beneficiando do desenvolvimento e dos produtos que outros países geram.

Fatores do cidadão

As pessoas têm que perceber que a educação é o grande fator para alcançar alta produtividade e melhorar as condições econômicas de um país.

Uma boa dose de empreendedorismo também é fator importante para a grandeza da economia.

Trabalho, muito trabalho e poupança, muita poupança abreviam o caminho para a grandeza econômica.

Adendo: os que ficam ricos no capitalismo não representam um mau, mas sim um bem para a sociedade. A riqueza que eles acumulam vai ter que ser gasta por eles, porque se ficar parada, nem riqueza é. Quando gastam, fazem a economia crescer, contratam empregados, abrem fábricas e empresas, pagam impostos e beneficiam diversas outras pessoas.

Perguntas interessantes