História, perguntado por beatrizeloahdarosdef, 8 meses atrás

O que tinha em Floripa antigamente que não tem mais hoje?


beatrizeloahdarosdef: pfvr me ajudem

Soluções para a tarefa

Respondido por gfmgkjtg
3

Resposta:

Morador de Florianópolis desde 1970, Pedro Eugênio relembra fatos marcantes e mudanças da história da cidade. Gaúcho de nascimento, mas apaixonado pela capital de Santa Catarina, ele publica na internet, sob a alcunha 'Velho lobo do mar', fotos antigas que transmitem a evolução do visual da cidade.

De mudança em maio de 1970, na época com 10 anos, Pedro conta que conheceu a cidade ao amanhecer. "Estávamos hospedados no antigo hotel Majestic, na Trajano, e tinha vista para o mar. Quando vi aquele céu azul e o mar, me apaixonei na hora", conta.

Foi no bairro de Coqueiros, na parte continental da cidade, que o final da infância e início da adolescência foram vividos. "Íamos sempre nas praias de Itaguaçú, da Saudade, do Meio. Ainda era limpo naquela época. Por volta de 1975 paramos de frequentar, pois já estavam mais poluídas", lamenta.

Ponte Hercílio Luz em 1972 (Foto: Fotos Antigas Da Grande Florianópolis/Divulgação)

Ponte Hercílio Luz, em 1972

(Fotos Antigas Da Grande Florianópolis/Divulgação)

O trajeto para chegar até a Ilha ainda era feito pela Ponte Hercílio Luz. "Como não é fixa, ela balançava muito, principalmente em dias de vento Sul e Nordeste. A estrada da ponte, feita de madeira, rangia e tinha espaços, o que dava a sensação de estar voando quando se olhava para baixo. Era uma grande aventura atravessar a pé", relembra.

Três ruas do Centro da cidade davam acesso a Ponte Hercílio Luz. "Lembro-me de que havia um guarda, que fazia o trabalho dos atuais semáforos. Ele organizava a entrada de carros para dar oportunidade para todos passarrem", explica.

Em 1975, com a inauguração da Ponte Colombo Salles, que na época era chamada como 'Ponte Nova', o fluxo de carros mudou. Segundo ele, a travessia era bem rápida. "A ponte tem cerca de um quilômetro e desemboca bem no Centro. Atualmente a ponte sai no aterro, que é muito mais longe", conta. Até a Ponte Pedro Ivo ser inaugurada em 1982, a Colombo Salles funcionava no sistema de mão-dupla

Explicação:

Perguntas interessantes