Geografia, perguntado por ana1234103411, 9 meses atrás

o que tem atraído muitos migrantes para as regiões norte e centro-oeste do país???? Me ajudem pff​

Soluções para a tarefa

Respondido por ely13177
8

Resposta:o agronegócio é a principal atividade que também incluem a agroindústria e a produção agropecuária   .

Explicação:A região Centro-Oeste do Brasil é um dos principais polos migratórios do país, segundo a última Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) relativa a 2008, divulgada nesta sexta-feira (18) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Nesta região, composta pelos Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás, além do Distrito Federal, mais da metade da população (54,2%) é não natural do município em que vive e 35,6% é oriunda de outros Estados - o maior percentual do país. Para efeito comparativo, na região Norte, a segunda com mais cidadãos residentes nascidos em outras Unidades da Federação, esse percentual é de 21,9%.  

Enquanto a média nacional de migrantes de outros Estados ficou estacionada em 15,7% entre 2007 e 2008, no Centro-Oeste subiu 0,3 ponto percentual. Somente a região Sudeste, que historicamente recebia o maior contingente de cidadãos de outras localidades do país, apresentou o mesmo crescimento no período. Na migração intermunicipal, o Centro-Oeste também teve um crescimento de 1 ponto percentual - número acima da média nacional, que é de 0,3, e superior ao Sudeste, que teve aumento de 0,9 ponto percentual.

Na avaliação de Frédéric Monie, professor do departamento de geografia da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), questões econômicas são o que atraem os migrantes para o Centro-Oeste. "A dinâmica de migrações no Centro-Oeste é basicamente econômica. São as novas fronteiras do agronegócio nas regiões de cerrado. Lá há mais incentivo fiscal e não tem sindicatos", explica.  

A empresária Angelita Policarpo Menegheti, de 34 anos, é um exemplo do que vem acontecendo na região. Ela se mudou da cidade de Dois Córregos, no interior de São Paulo, com seu filho de 6 anos para a pequena cidade de Vicentina, no Mato Grosso do Sul, em 2008, após seu marido abrir uma nova unidade da usina de álcool da família no Estado.

Menegheti conta que o incentivo fiscal foi um dos principais atrativos para que a família decidisse abrir a nova unidade em Vicentina. "Com certeza foi o incentivo fiscal. Várias usinas estão sendo instaladas na região", apontou.

Perguntas interessantes