O que Tarsila quis expressar com a representação de fisionomias diversificadas?
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Resposta:
Depois de se relacionar com o médico comunista Osório Cesar e fazer um tour pela União Soviética, a artista brasileira Tarsila do Amaral ingressou ela mesma no Partido Comunista. O relacionamento durou pouco, assim como sua paixão pelo comunismo. Algumas de suas obras, no entanto, permanecem como uma lembrança de suas convicções políticas outrora fortemente sustentadas.
Trabalhadores (Operários) é considerada a primeira pintura de temática social da história da arte brasileira. Apresenta uma pirâmide de cabeças humanas - muito parecida com uma pilha de crânios em sua disposição - sombria e cansada
O que impressiona é o fato dos rostos serem todos bem diferentes: temos trabalhadores de todos os jeitos, cores e raças simbolizados lado a lado. o que marca e chama muito a atenção,é que, apesar das diferenças, todos trazem no semblante rostos extremamente cansadas e angustiados.
Operários, que retrata um mar de rostos severos com nuvens cinzentas subindo das chaminés das fábricas ao fundo. Essa pintura marcou mais uma mudança, quando Tarsila se envolveu com o Partido Comunista e o Brasil entrou em uma depressão econômica.
Tarsila, e as ideias da antropofagia, transmitiram algumas ferramentas criativas a esses artistas que, vivendo sob uma ditadura, mais uma vez se sentiram na periferia e desligados de seu país. Como Tarsila, eles voltaram às raízes indígenas do Brasil e misturaram influências estrangeiras em seu trabalho com um senso de orgulho e irreverência.
Resposta:
Tarsila do Amaral foi uma pintora brasileira de renome na arte modernista latino-americana. Nasceu em Capivari, São Paulo, e por meio de sua arte, soube como ninguém retratar a diversidade do povo brasileiro, do proletariado, trabalhador, tipo de população que se formava no Brasil, nos anos 20 e 30, por meio das influências vanguardistas e modernistas que trazia da Europa.
Foi casada com Oswald de Andrade, integrando um grupo de modernistas brasileiros que organizaram e mostraram sua arte na Semana da Arte Moderna, em 1922, na capital paulista.
Suas obras falam das diversas paisagens brasileiras, além de retratar com uma forma única os componentes da população do Brasil. Entre elas, destacam-se os quadros Abaporu (1928), A Negra (1923), A Cuca (1924) e Operários (1933).
Essa foi justamente a época em que os homens ainda não haviam inventado a escrita. Portanto, os desenhos, esculturas e objetos encontrados nos dão pistas de como as pessoas viviam e se organizavam em um passado muito distante.