O que Tarsila de Amaral quis expressar com a representação de fisionomias diversificadas? Na obra social 1933
Soluções para a tarefa
Resposta: que apesar das diferenças, todos carrefam no semblante feições extremamente cansadas e desesperadas
Depois de se relacionar com o médico comunista Osório Cesar e fazer um tour pela União Soviética, a artista brasileira Tarsila do Amaral ingressou ela mesma no Partido Comunista. O relacionamento durou pouco, assim como sua paixão pelo comunismo. Algumas de suas obras, no entanto, permanecem como uma lembrança de suas convicções políticas outrora fortemente sustentadas.
Trabalhadores (Operários) é considerada a primeira pintura de temática social da história da arte brasileira. Apresenta uma pirâmide de cabeças humanas - muito parecida com uma pilha de crânios em sua disposição - sombria e cansada
O que impressiona é o fato dos rostos serem todos bem diferentes: temos trabalhadores de todos os jeitos, cores e raças simbolizados lado a lado. o que marca e chama muito a atenção,é que, apesar das diferenças, todos trazem no semblante rostos extremamente cansadas e angustiados.
Operários, que retrata um mar de rostos severos com nuvens cinzentas subindo das chaminés das fábricas ao fundo. Essa pintura marcou mais uma mudança, quando Tarsila se envolveu com o Partido Comunista e o Brasil entrou em uma depressão econômica.
Tarsila, e as ideias da antropofagia, transmitiram algumas ferramentas criativas a esses artistas que, vivendo sob uma ditadura, mais uma vez se sentiram na periferia e desligados de seu país. Como Tarsila, eles voltaram às raízes indígenas do Brasil e misturaram influências estrangeiras em seu trabalho com um senso de orgulho e irreverência.
Para saber mais clique aqui:https://brainly.com.br/tarefa/2380470