O que sustentou o crescimento econômico brasileiro na primeira década no século XXI?
Soluções para a tarefa
Resposta + Explicação:
RESUMO
O objetivo do artigo é discutir a hipótese de desindustrialização absoluta no Brasil, principalmente
a partir da segunda década do século XXI, quando o país entrou no ciclo da desaceleração e,
posteriormente, da crise econômica. Para atingir tais objetivos, a trajetória da economia brasileira
é organizada em ciclos: início de reversão (1999-2002), recuperação do crescimento (2003-2006),
aceleração do crescimento (2007-2010), desaceleração (2011-2014), crise econômica (2015-2017).
São utilizados dados do Produto Interno Bruto (PIB), produção industrial, contas externas e empregos.
Os resultados apontam que o país está a caminho da desindustrialização absoluta desde o ciclo da
desaceleração, tendo em vista que se observa queda da produção industrial e baixo dinamismo do
PIB. Os setores de bens de capital e bens de consumo duráveis são os mais afetados, com reduções
expressivas, em face da grande recessão
A Primeira Guerra Mundial ocorreu no início do século, gerando grandes gastos para, principalmente os países europeus, considerando suas grandes participações na Guerra. O Brasil, de forma análoga mas em menores quantidades que o Estados Unidos, vendia materiais em grande escala para ambos os lados da Guerra.
A amizade que o Brasil possuía com o Império Alemão na época foi quebrado em 1.917 após não somente o ataque em Pearl Harbor na Califórnia, mas após um bombardeamento de um dos navios brasileiros pelos alemães no mesmo dia. Após esse acontecimento que o Brasil se envolveu na Guerra de fato, mandando tropas para lutar na Europa
Independente disso, pelos primeiros 3 anos da primeira guerra o Brasil era praticamente ausente, apenas vendendo bens, em sua maioria, para os países europeus que precisassem, gerando um crescimento econômico
Em 1929 houve a Crise de Nova York, onde o valor das ações caíram drasticamente no Estados Unidos, fator que afetou a economia do mundo inteiro. Muito do café vendido pelo Brasil era direcionado para o EUA e, após esse acontecimento, eles diminuíram drasticamente as importações de café do Brasil.
Esse fenômeno causou a queima de milhares de colheitas de café, pois ficou mais barato queimar o café em excesso do que vendê-lo.
Um ano depois, quando Getúlio Vargas entrou no poder, ele decidiu tomar medidas mais economicamente viáveis para o Brasil, investindo no setor industrial e agrícola, entre outra série de medidas que tornou o país mais independente economicamente, amenizando os danos gerados pela Crise de Nova York.
Em 1939 iniciou-se a Segunda Guerra Mundial. Semelhante a Primeira, o Brasil vendia para ambos os lados, tentando se afastar o máximo possível de intervenções diretas mandando tropas e navios para Europa. Esse fator também gerou um crescimento econômico.
Espero ter ajudado.