O que somos? De onde viemos e para onde vamos? Como viver por aqui? Como foi que passamos das mais rupestres expressões e chegamos a uma vida tecnológica e globalizada? Essas são algumas das perguntas que nos norteiam desde sempre e que as inúmeras ciências tentam responder desde os primórdios. Parece que elas não possuem resposta definitiva, mas a teoria da relatividade, o modelo do Big Bang, a Divina Comédia, a nona sinfonia de Beethoven, o modelo heliocêntrico, a Mona Lisa, a vacina contra o coronavírus, dentre inúmeras outras criações humanas ajudam a explicar a nossa existência, acompanham os impasses de nossa vertiginosa evolução e nos dão a noção de que, talvez, sejamos um pouco mais do que poeira cósmica. FASCINA, Diego L. M. Ciência. Formação Sociocultural e Ética II. UniCesumar: Maringá, 2021. Considerando o excerto apresentado, relacionando o texto na íntegra, leia as alternativas e assinale a correta. Alternativas Alternativa 1: A atividade científica no Brasil pode ser considerada frágil, se comparada ao restante do mundo, pois foi caracterizada por uma relação de dependência com outros países devido ao modelo heliocêntrico. Alternativa 2: O estudo das ciências foi fortemente determinado pela vigência do método dedutivo trazido pela famosa pintura da Mona Lisa, vinculado a Divina Comédia e a composição musical Nona Sinfonia de Beethoven. Alternativa 3: As inúmeras criações humanas ajudam a explicar a existência do homem, vale lembrar que o auxílio oferecido pelas universidades com ensino, pesquisa e extensão é de grande valia nessa empreitada. Alternativa 4: A amplitude da temática em torno do estudo das ciências fez com que as pesquisas sobre a produção da vacina contra o coronavírus depreendesse somente esforço humano, sem esforço científico. Alternativa 5: A vertiginosa evolução humana frente aos avanços científicos está baseada exclusivamente nas questões de conhecimento postuladas por meio da capacidade desses avanços serem empírico-formais.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativa 3: As inúmeras criações humanas ajudam a explicar a existência do homem, vale lembrar que o auxílio oferecido pelas universidades com ensino, pesquisa e extensão é de grande valia nessa empreitada.
Explicação:
A alternativa 1 - não é verdade que foi adotado na época contemporânea qualquer teoria de heliocentrismo (teoria que defende que o sol é o centro do universo). A ciência brasileira é frágil por falta de investimentos tanto na educação quanto na pesquisa.
Alternativa 2- não é correta porque o método dedutivo implica em razão, sendo que os exemplos descritos são artísticos, portanto tem o caráter subjetivista.
Alternativa 4- não é correto porque a produção da vacina se deu com grandes esforços científicos.
Alternativa 5- A evolução humana frente aos avanços científicos não se devem a estudos empíricos. Nunca é possível provar nada empírico através do uso das ciências formais.
Questionamentos a respeito do nosso propósito são comuns e são inerentes ao ser humano, sobre estas a alternativa correta é a terceira. A ciência ajuda a desvendar muitos desses mistérios, porém o desenvolvimento desse tipo de estudo parece nunca ter fim justamente porque temos muitos questionamentos e ainda poucos meios para ter respostas concretas.
A ciência tenta explicar a existência do homem e a metodologia científica é fundamental para esse processo de modo que pesquisas são feitas e validadas em diferentes lugares do mundo associadas a esse questionamento.
Saiba mais: https://brainly.com.br/tarefa/38235999