Filosofia, perguntado por biancasnascimen, 1 ano atrás

O que sócrates pensou sobre educação?

Soluções para a tarefa

Respondido por andressa866
1
Steven, pelo que me lembro, nada de Sócrates foi realmente salvo. 

Aquilo que deve conhecemos, são atribuições de discípulos, dados doxográficos. Destes dados, os mais aceitos dizem que Sócrates, por nada ter escrito,tinha a preocupação de esclarecer o povo travando intensa comunicação pelas ruas, feiras. Tinha lá seus seguidores, como Platão, Xenofonte, Críton. 

Procure reconhecer, através da obra de Jacques Louis David, algumas personagens que estariam fielmente ligadas ao grande ateniense. 

A visão de Sócrates sobre educação baseava-se na busca por um método que esclarece-se, ou melhor, que se pusesse a favor da busca da verdade ou em direção a ela. 

E talvez seja exatamente esta a grande questão: caminhar em "direção a verdade" já que nem mesmo os métodos mais modernos da ciência têm objetivo mais audaz que este. 

Sócrates, então, desenvolveu o que chamaria de Maiêutica, método que buscava "parir" ideias, no sentido de trazê-las à tona. 

O método de questões sucessivas e encadeadas sobre um tema central, visava eliminar o tanto quanto fosse possível as falsas impressões, o senso comum, as meras opiniões sobre aquilo que até então era considerado "verdade". 

Uma passagem clássica é quando ele pergunta: "Que é a beleza?" (Ver Hípias Maior) a Hípias e este hora a reconhece em uma panela, ora em uma moça. Como comparar uma panela com uma moça? - satirizará Sócrates. 

Logo, a educação para Sócrates acontecia por meio deste trabalho contínuo de buscar aproximação com a verdade e que viria de cada pessoa assim que esta quisesse seriamente se livrar dos próprios preconceitos e enganos. Objetivava chegar a essência das coisas.
Perguntas interessantes