Filosofia, perguntado por micaellecantuaria, 1 ano atrás

O que significa ser um ''sofista''? Por que os filosofos os criticavam? como explicar as ideias dos sofistas Protágoras de Abdera e Górgias de Leontinos?

Soluções para a tarefa

Respondido por silvamarquesleo
3

Sofistas: os mestres da oratória e da oratória.

Os sofistas eram professores itinerantes, ou seja, não ensinavam em um único lugar. Uma das suas características era cobrar pelos seus ensinamentos, recebendo assim duras críticas dos seguidores de Sócrates, que os acusavam de mercenários do saber. Outra crítica que comumente era feita aos sofistas dizia respeito à crença de que eles não se importavam com a verdade, mas apenas com a persuasão, reduzindo seus argumentos a meras opiniões. É importante salientar, no entanto, que os sofistas, em sua maioria, pertenciam à classe média e, por isso, necessitavam cobrar pelas suas aulas.

Protágoras de Abdera

“O homem é a medida de todas as coisas, das que são como são e das que não são como não são”.

Isso significa, em outras palavras, que se uma pessoa pensa que uma coisa é verdade, tal coisa é a verdade para ela, ou seja, é subjetiva e relativa, não objetiva e absoluta.

Exemplo: Sara falou que lobisomem e  sereias existem,  Esse  fato é verdadeiro  para ela, ou seja, é subjetiva e relativa à ela, porque ela acredita nessa existência mística.

Porém se esses fatos fossem comprovados ou reais, seria objetiva e absoluta. Porque todos acreditam que existem esses seres, ou seja, são comprovados que eles existem.


Górgias afirmou: “O que parece a mim é para mim, e o que parece a ti é para ti.”

Exemplo: Se eu  acredito  na existência de Deus isso é uma crença minha e ninguém pode ir contra a minha crença.

E se você acredita no  Exu e as outras entidades, isso é uma crença sua e eu não posso ir contra ou contesta à sua crença e nem você pode contesta contra a minha.

Respondido por liucorreaangrapdzl6z
3

Resposta:

Sofistas mestres em oratória Os sofistas se compunham de grupos de pensadores na Grécia Antiga que viajavam de cidade em cidade realizando discursos públicos para atrair estudantes, de quem cobravam taxas para oferecer-lhes educação.

Explicação:

      Atenas foi um lugar onde se reuniram intelectuais, filósofos, retóricos e diversos pensadores que colaboram muito para a formação de adultos. Foi o pontapé inicial para a educação da maneira como a conhecemos nos dias de hoje.

      Um exemplo de sofista foi Protágoras, que tinha uma relação com a ‘SOFIA” que não era de paixão e sim de conveniência.

Ele sendo sofista ensinava para quem tivesse interesse e condições financeiras, principalmente por dinheiro. Para ele tudo é relativo e não existe uma verdade absoluta.

        O objetivo dos sofistas não era afirmar algo, mas fazer as pessoas concordarem com eles por meio da retórica. Daí a importância da palavra no meio dos sofistas. Eles saiam dando aula de retorica, de como falar, como convencer as pessoas, por isso eram itinerantes e precisavam de dinheiro.

       Hoje vemos isso na política, na religião, são exemplos que tentam convencer os outros através de falácias e mentiras. Eles existiram e continuam existindo.

Perguntas interessantes