o que significa sedentarismo ?e qual a relaçao com a obesidade
Soluções para a tarefa
Resposta:
Além do acúmulo de tecido adiposo, o sedentarismo aumenta os riscos de várias doenças como as cardiorrespiratórias, diabetes, e enfraquecimento de músculos e ossos. Do mesmo modo, a obesidade produz efeitos.
Explicação:
Resposta:
O sedentarismo é a falta ou a diminuição das atividades físicas, práticas responsáveis por queimar a reserva calórica do corpo humano. Quanto menos atividades ou exercícios físicos um indivíduo realiza, menos chances têm de perder peso e manter o corpo ativo.
No passado, as pessoas – principalmente as crianças – passavam mais tempo se movimentando espontaneamente nas ruas, nos condomínios, nos clubes e nas escolas. Hoje, o cenário mudou drasticamente. A tecnologia estimulou o ser humano a trocar a atividade física por uma programação passiva no sofá de casa, como assistir desenhos animados, filmes, séries, jogar videogame ou manusear o celular.
Pessoas sedentárias têm mais risco de serem diagnosticadas com doenças cardiovasculares, osteoporose, diabetes, aumento do colesterol, hipertensão arterial, obesidade, entre outras. Além disso, têm mais chances de sofrer um infarto ou acidente vascular cerebral (AVC) do que alguém que se exercita.
No Brasil, 100,5 milhões de pessoas a partir dos 15 anos de idade não praticaram nenhuma atividade física no ano de 2015. É o que revela a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad). Entre as mulheres, o número é maior: duas em cada três não realizam nenhum exercício.
Quanto menos atividades o indivíduo pratica, mais chances terá de se tornar uma pessoa obesa. Essa situação é mais crítica nos casos em que o sedentarismo começa desde a infância.
A obesidade é o excesso de peso e o aumento da massa do tecido adiposo, normalmente superior a 20% do peso total do ser humano. Segundo o Ministério da Saúde, um em cada cinco brasileiros está acima do peso. São 18,9% da população diagnosticada com a doença e 54% com sobrepeso, situação que pode evoluir para um quadro de obesidade