O que significa regionalização?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Regionalizar é dividir ou classificar o espaço geográfico a partir de critérios específicos. Assim sendo, eu posso classificar qualquer porção do espaço em várias áreas conforme uma característica que eu tenha escolhido antes.
❤❤❤❤
Resposta:
Regionalização
A regionalização implica a divisão de um território em áreas menores com características comuns e representa uma ferramenta metodológica básica no planejamento ambiental, pois permite o conhecimento dos recursos para a sua gestão adequada. A importância das regionalizações ambientais reside no fato de serem consideradas análises de base ecossistêmica, cujo objetivo principal é incluir toda a heterogeneidade ecológica que prevalece dentro de um determinado espaço geográfico para proteger habitats e áreas com funções ecológicas vitais para a biodiversidade. .que não teria sido considerado com outro tipo de análise.
No México se realizaram diversas experiências a este respeito, entre as quais se destaca a Regionalização Ecológica do Território do Ministério de Desenvolvimento Urbano e Ecologia de 1986, que constituiu o marco territorial de referência no ordenamento ecológico do país e cujo planejamento. estratégia Está contemplada no Programa de Meio Ambiente (PMA) 1995-2000. Outros tipos de regionalizações também assumem particular importância, pois têm representado o arcabouço para a aplicação das políticas setoriais no país. Dentre essas regionalizações, destacam-se várias regionalizações econômicas e fisiográficas.
Deve-se notar que para os componentes bióticos e ecossistêmicos no México, vários estudos de regionalização se destacam nas áreas terrestre, marítima e hidrológica. Para citar alguns exemplos na esfera terrestre, destaca-se a regionalização biogeográfica proposta pelo Conabio em 1987, na qual estão representadas unidades básicas de classificação, compostas por áreas que abrigam grupos de espécies com origem comum e padrões semelhantes de fisiografia, clima, solo e fisionomia da vegetação. Da mesma forma, as ecorregiões, também propostas por esta instituição, constituem outro tipo de regionalização definida como áreas que constituem conjuntos distintos de comunidades naturais, que compartilham espécies e condições ambientais.
No que diz respeito ao meio marinho, existem vários trabalhos como a regionalização dos seus ecossistemas, determinada pelas características ambientais e principais recursos e utilizações costeiras. Mais particularmente, foram realizados trabalhos de delimitação das regiões de distribuição de algas e peixes marinhos. Por sua vez, o World Wildlife Fund (WWF) dividiu o país em cinco regiões para a conservação das áreas costeiras e marinhas.
No caso dos recursos hídricos e sua biodiversidade, são antecedentes importantes os estudos de classificação das regiões hidrológicas da Secretaria de Recursos Hidráulicos em 1976. A classificação dos recursos aquáticos lênticos e lóticos e as diversas regionalizações limnológicas também são importantes. Também destaca a regionalização hidrológica da Comissão Nacional de Águas em 1997.
Com o objetivo de otimizar os recursos financeiros, institucionais e humanos em matéria de conhecimento da biodiversidade no México, Conabio tem promovido um programa para identificar regiões prioritárias para a biodiversidade, considerando as terrestres (regiões prioritárias terrestres), marinhas (regiões prioritárias marinhas) e aquáticas epicontinentais ( regiões hidrológicas prioritárias), para as quais, através de dois workshops especializados, foram definidas as áreas de maior relevância em termos de riqueza de espécies, presença de organismos endémicos e áreas com maior nível de integridade ecológica., bem como aquelas com maiores possibilidades de conservação baseadas nos aspectos sociais, econômicos e ecológicos. Com esta estrutura de planejamento regional, espera-se orientar os esforços de pesquisa que otimizam o conhecimento da biodiversidade no México.