O que significa pronomes.
Soluções para a tarefa
Resposta:pronome
[pronome]
SUBSTANTIVO
gramática
linguística
palavra que representa um nome, um termo us. com a função de um nome, um adjetivo ou toda uma oração que a segue ou antecede
DEFINIÇÕES
gramática
pronome que modifica um substantivo, dando ideia de posse, de localização espacial ou temporal, de quantidade indeterminada, de indefinição etc. (p.ex.: meu, teu, seu, este, esse, aquele, algum, nenhum, certos, vários, um etc.)
DEFINIÇÕES
gramática
pronome adjetivo ou substantivo que tem função díctica, ou seja, situa (no espaço ou no tempo) os seres e as coisas mencionados num enunciado em relação às pessoas que participam da comunicação
DEFINIÇÕES
gramática
palavra ou expressão us. para a segunda pessoa do discurso, em lugar dos pronomes pessoais tu e vós [p.ex.: você(s), o(s) senhor(es), a(s) senhora(s), Vossa(s) Senhoria(s), Vossa(s) Excelência(s) etc.], ou para a terceira pessoa do discurso, no lugar de ele, ela, eles, elas [p.ex.: Sua(s) Alteza(s), Sua(s) Majestade(s)] (em ambos os casos o verbo fica na terceira pessoa singular ou plural)
DEFINIÇÕES
gramática
pronome que se refere à terceira pessoa de modo indeterminado, p.ex.: algo, alguém, algum, outro, qualquer, outrem, nada, ninguém etc.
DEFINIÇÕES
gramática
pronome indefinido que pode ser us. em frases interrogativas, p.ex.: quem chegou? quantos vencerão? qual é o seu carro?
DEFINIÇÕES
gramática
pronome que serve para substituir as pessoas, que são três: a primeira, a que fala (eu, nós); a segunda, com quem se fala (tu, vós); e a terceira, de quem se fala (ele, ela, eles, elas)
DEFINIÇÕES
gramática
pronome que modifica um substantivo dando a ideia de posse, de relação, de ser parte de (algo) etc., p.ex., meu livro, seu carro, nossas amigas, sua irmã, meu clube, meu pé etc.
DEFINIÇÕES
gramática
pronome que se refere a um nome antecedente, introduzindo uma oração adjetiva, p.ex.: o livro que compramos agradou a Pedro; este é o homem cujo filho venceu a corrida
DEFINIÇÕES
gramática
pronome que nunca se usa junto a um nome, e sim, sempre substituindo-o, podendo ser demonstrativo, indefinido, interrogativo etc. (p.ex., isto, isso, aquilo, algo, alguém, ninguém, quem, tudo, nada)
Explicação: