Filosofia, perguntado por bnandes, 1 ano atrás

O que significa processo de alienação nas sociedades capitalistas?

Soluções para a tarefa

Respondido por makjhon
2

Explicação:

A alienação é a diminuição da capacidade dos indivíduos em pensar ou agir por si próprios.

Marx retrata a alienação nas sociedades capitalistas classificadas em 4 variações

1) em relação ao produto do trabalho

Este é o estranhamento em não se reconhecer num produto que tem dentro de si a essência do trabalhador. É a pobreza gerada ao trabalhador enquanto, ao mesmo tempo, se gera a riqueza do capitalista.

2) no processo de produção

Esta alienação é o que Marx chama de “alienação ativa” ou “atividade de alienação”. É a constatação básica de que se o trabalhador está alienado em relação ao produto de seu trabalho, então é necessário verificar que isto não aconteceu do nada, mas estava presente no próprio processo produtivo.

3) em relação à existência do indivíduo enquanto membro do gênero humano

Aqui Marx salta para a própria característica do humano enquanto ser genérico. Enquanto animal multifacetado com inúmeras potencialidades e capacidades. Quando ele está separado de sua essência, de sua ligação com a comunidade, de seu trabalho, ele se individualiza. Não é mais membro de sua espécie, é só um indivíduo solitário.

4) em relação aos outros indivíduos.

Se trata da consequência óbvia da individualização e unilateralização da vida. Quando não se reconhece em seu aspecto mais fundamental, que é o trabalho, e quando ele não é reconhecido como parte essencial da vida humana e do ser humano enquanto gênero/espécie, então não só a própria vida é uma objetificação nociva, mas toda e qualquer vida já não tem seu significado.

Perguntas interessantes