O que significa piguimento
Soluções para a tarefa
Pigmento é um termo com origem na língua latina (pigmentum). Trata-se da substância que é usado para colorir uma pintura, um verniz, um esmalte, etc. A sua acção produz-se ao modificar a cor da luminosidade reflectida, uma vez que absorve parcialmente essa tonalidade e irradia outra.
Graças aos pigmentos, é possível conferir uma determinada cor à comida, à roupa e aos produtos de cosmética, por exemplo. Por norma, usam-se pigmentos em pó, que se acrescentam a algum material incolor ou de tom muito ténue. Existem pigmentos que actuam como colorantes permanentes e outros que, com o passar do tempo, deixam de tingir a substância em questão.
Embora se costumem usar como sinónimos, é possível estabelecer diferenças entre os pigmentos e as tintas. Enquanto estes são líquidos e permitem obter uma solução, os pigmentos tendem a ser sólidos que criam uma suspensão.
Cabe destacar que os pigmentos que surgem por acção da natureza, como o óxido de ferro, já eram pelo homem pré-histórico. Ao longo do tempo, a humanidade começou a desenvolver pigmentos por meio de mecanismos industriais.
No âmbito da biologia, dá-se o nome de pigmento à substancia que confere a tonalidade às células. Estes pigmentos, os quais podem ser dissolvidos ou actuar como grânulos, definem o tom do cabelo, dos olhos e da pele, entre outras partes do corpo. Entre os pigmentos biológicos de maior transcendência constam a clorofila (que outorga a característica cor verde às plantas) e a melanina.