História, perguntado por mariadizzio, 1 ano atrás

O que significa para nosso País ser elevado a categoria de Reino Unido a Portugal e Algarves?
Porfaaaaaaaaa

Soluções para a tarefa

Respondido por Kamillyvg
3
Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves foi a designação oficial assumida em 16 de dezembro de 1815, a elevação do então Estado do Brasil (1621-1815), uma colónia portuguesa, a reino unido com o Reino de Portugal (sua metrópole soberana até então) e Algarve, devido à transferência da família real e da nobreza portuguesa para o Brasil. Tal aconteceu por ordem do então Príncipe-regente Dom João Maria de Bragança (futuro Rei Dom João VI), após as invasões napoleônicas a Portugal.

O Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves teve apenas dois reis, Dona Maria I (que era a Rainha de Portugal antes da elevação do Brasil a reino unido com Portugal) e Dom João VI (que antes da sua mãe, a Rainha Dona Maria I, morrer já governava como Príncipe-Regente). A capital do reino era a cidade do Rio de Janeiro, à época chamada apenas de Corte. Da mesma forma, durante a vigência do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves, foi da sua capital - a cidade do Rio de Janeiro - que passou a ser exercida a soberania de Sua Majestade Fidelíssima sob todas as colónias do Ultramar Português.

O Reino do Brasil desmembrou-se com a independência do Brasil, a 7 de setembro de 1822, proclamada pelo filho do Rei Dom João VI, D. Pedro de Alcântara de Bragança (futuro imperador D. Pedro I do Brasil e Rei D. Pedro IV de Portugal), que antes da independência era o herdeiro do trono como Príncipe Real do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves. O Reino do Brasil, independente em 1822, e, por conseguinte, desmembrado do império ultramarino português, torna-se Império do Brasil em 12 de outubro de 1822, com a coroação do Imperador D. Pedro I, confirmado em 25 de março de 1824, com a outorga da Constituição brasileira de 1824.
Respondido por bianca9233
4
O congresso de viena vai decidir que todos os reis derrubados por Napoleão Bonaparte deveriam ser reconduzido ao trono.Com isso o rei que estava no brasil fugido da pressao exercida pelo bloqueio continental, se viu livre e portanto na visão dos portuguees deveria voltar para seu trono em portugal. No entanto o processo de europeização da cidade do rio de janeiro e toda a economia desenvolvida nao era interesse do rei voltar para portugal. Então ele eleva o país a reino unido ou seja, Brasil + portugal+algarves era um reino so entao nao fazia diferença em qual local o rei estaria governando. Todo ese conjunto de fatores tornaram os portugueses insatisfeitos.
 
Perguntas interessantes