O que significa, na teoria de Kant, a antropologia prática?
Soluções para a tarefa
A antropologia prática ou pragmática em Kant, diz respeito àquilo que o ser humano, como ser que age livremente, faz, pode ou deve fazer de si mesmo. É a antropologia que analisa o sujeito da ação.
Para Kant, as ações de qualquer tipo, precisam partir de um sentido de dever ditado pela razão, e nenhuma ação realizada por interesse ou somente por obediência a lei ou costume pode ser considerada como moral, a razão é a autoridade final para a moralidade.
Assim, a moral não poderia ter fundamento em observação dos costumes, ou em qualquer fórmula empírica, "a moral é concebida como independente de todos os impulsos e tendências naturais ou sensíveis"... a moral "seria estabelecida pela razão" como reguladora da ação.
Todo ato, no momento de iniciar-se aparece à consciência moral sob a forma ou dois tipos de mandamentos que ele chama "imperativos hipotéticos" e "imperativos categóricos".
Os imperativos hipotéticos estão subordinados a uma condição: correspondem a ações como meio de evitar tal ou qual castigo, ou para obter tal ou qual recompensa.
O imperativo categórico é a base da moralidade e foi colocado por Kant nessas palavras: Age em conformidade apenas com a máxima que possas querer que se torne uma lei universal.
Bons estudos!
Resposta:
B. Estudo empírico da natureza humana.
Explicação:
Estudo comprovado ao qual os princípios da natureza humana são aplicados.
RESPOSTA CORRETA
Estudo comprovado ao qual os princípios da natureza humana são aplicados.