Informática, perguntado por claritaatm, 10 meses atrás

O que significa dizer que um protocolo é fim-a-fim?

Soluções para a tarefa

Respondido por rogerio2080
13

Protocolos fim-a-fim se referem aos protocolos da camada de transporte como o TCP, por exemplo: um usuário para enviar dados para um servidor de forma que ele transmita na mesma velocidade que o receptor ( servidor ) possa receber é utilizado a função de controle de fluxo, que é uma comunicação constante onde há a necessidade do servidor e o cliente entrarem em acordo com uma taxa de transferência da qual não sobrecarregue o servidor e do lado do cliente a uma taxa da qual ele consiga transmitir e receber sem qualquer problema.

O que torna essa função fim a fim é que independente do tipo de rede da qual os seus dados passem, essa função estará sendo executada SEMPRE na  camada de transporte desde o cliente até o servidor,  e o que diferencia é que outras funções na rede as vezes não são resolvidas na mesma camada entre os nós da rede.

Respondido por mdaride
12

Resposta:

Fim a fim em computação significa que um determinado serviço é fornecido ao longo do trajeto completo da comunicação entre as duas partes dessa comunicação.

Explicação:

Por exemplo: quando você entra em um site e a URL começa com https, isso significa que a comunicação navegador-servidor faz uso do serviço de criptografia de dados trafegados fim a fim. No caso, as duas partes da comunicação são: 1) o navegador que você está usando e 2) o servidor que você está acessando (o Google, por exemplo). Esse serviço fim a fim (criptografia, no caso) garante que tudo que você digitar nesse site estará criptografado ao longo de todo o extenso trajeto até o servidor que você está acessando, no caso do nosso exemplo, o servidor do Google. E tudo que o servidor te retornar também estará criptografado. Vantagem: se alguém tentar interceptar seus dados ao longo desse trajeto, irá obter apenas dados ilegíveis e praticamente impossíveis de serem decifrados.  Em oposição, em  uma situação em que não se tem o serviço de criptografia fim a fim, os dados podem não ser criptografados ao longo de todo o trajeto. Por exemplo: imagine que você acessa um site que não é https, ou seja, começa com http. Exemplo: http:// www. site. com. br. Esse serviço não é criptografado e seus dados, caso sejam interceptados, estarão legíveis. Porém, suponha que você contratou um serviço chamado VPN (Virtual Private Network). Ao contratá-lo, você recebe um software para ser instalado em sua máquina mais um acesso com usuário/senha ao servidor VPN do serviço que você contratou. Quando você acessar http:// www. site .com .br, o software VPN na sua máquina irá criptografar seus dados e enviá-los para o servidor VPN. O servidor VPN descriptografa seus dados (só ele sabe como fazer isso) e os envia para o site que você quer acessar (http:// www. site. com .br). Observe que se os dados chegarem criptografados no site http://www. site. com. br, o site não saberá como descriptografar, pois esse é um segredo que o serviço VPN conhece. Por isso, o serviço VPN precisa descriptografar seus dados e envia-lo ao site http://www. site. com. br. Esse serviço VPN não é fim a fim, porque: 1) seus dados são legíveis do browser até o software VPN que está instalado em sua máquina e, assim, há chances de um vírus, por exemplo, acessar esses dados nesse pequeno trajeto (browser-software VPN), caso o vírus consiga explorar alguma vulnerabilidade no sistema; 2) seus dados são legíveis do servidor VPN até o servidor do site http:// www .site. com. br. Porém, seus dados estarão protegidos por criptografia dentro do provedor de internet que você usa. Lembre-se que todo acesso à internet é feito por meio de seu provedor internet. Todos os seus dados passam necessariamente por ele. Caso você não confie muito nele, com a VPN você pode ficar de boa. Mas novamente, esse não é um serviço VPN não é fim a fim. A explicação aqui dada a respeito de serviço fim a fim foi baseda em criptografia. Mas, há outros exemplos de serviço fim a fim em computação.

Perguntas interessantes