O que significa dizer que o sistema é aberto quando falamos em equilíbrio termodinâmico?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Em física e demais ciências naturais, um sistema aberto é um sistema completamente permeável à energia e à matéria. Se a fronteira é semipermeável à matéria, ou seja, é seletiva quanto à permeabilidade química, o sistema é dito semiaberto. O oposto de um sistema aberto é um sistema isolado. Nesse a fronteira mostra-se totalmente restritiva ao fluxo de matéria e energia.
Explicação:
Um sistema termodinâmico em particular é um sistema constituído por um número de elementos - em essência partículas microscópicas - grande o suficiente para que o comportamento macroscópico do sistema, uma vez atingido o seu equilíbrio termodinâmico, mostre-se no âmbito de sua dimensão física para todos os efeitos análogo ao que seria esperado para a correspondente parte de um segundo sistema com densidades de matéria e energia similares ao primeiro contudo escalado de forma a conter infinitas partículas. Mesmo que o equilíbrio termodinâmico ainda não tenha sido atingido, encontrando-se presente o número suficiente de partículas imposto pela condição anterior, tal sistema classifica-se como termodinâmico.
Em um sistema termodinâmico já em seu equilíbrio termodinâmico o comportamento microscópico ou condições momentâneas de uma única partícula não são, em princípio, em nada relevantes ao comportamento das variáveis macroscópico atreladas ao sistema como um todo, mesmo que suas propriedades físicas individuais tenham se mostrado relevantes e certamente determinantes para se estabelecerem o raciocínio e o as inter-relações que levaram à determinação teórica e física de tais grandezas macroscópicas, adequadamente nomeadas grandezas termodinâmicas