o que significa dizer que a história da ciência não se confunde com a ciência, mas que o fazer fazer filosofia depende da história da filosofia?
Soluções para a tarefa
A história da ciência possui um peso distinto da história da filosofia. Logo, tanto a ciência quanto a filosofia devem ser vistas com diferentes pesos.
Por definição, o saber científico consiste na investigação de um recorte da realidade, observado por um método que virá a confirmar uma hipótese inicial sobre o funcionamento deste recorte.
Da neurologia à cetologia, a ciência busca estas confirmações para elaborar o conhecimento mais universal possível, ainda que sempre dividido em infinitas áreas do conhecimento. Deste modo, falar em concepção científica de mundo é uma contradição em termos.
Assim, a história da ciência sempre avança, uma vez que sempre é questionada ao ponto de tornar ultrapassada determinada teoria.
O saber filosófico, por sua vez, é sempre um saber aproximativo. Quando alcança alguma verdade, dificilmente conseguirá comunicá-la e, certamente, não conseguirá retê-la - do mesmo modo como não se mostra um pensamento, conforme mostra o texto.
A preocupação da filosofia é individual, não universal: é relacionar a própria consciência com a ordenação do conhecimento e vice-versa. Deste modo, a história da filosofia, ainda que conclua determinadas questões, sempre deverá ser consultada pelo filósofo do presente para investigar o status questionis do problema enfrentado.
Assim, um saber pode e deve conversar com o outro, mas a redução de ambos ao cargo de único saber válido é uma distorção da realidade.
Para saber mais: brainly.com.br/tarefa/30412730