História, perguntado por eleven43huuu7, 8 meses atrás

o que significa dizer que a festa junina é uma expressão popular sincrética?​

Soluções para a tarefa

Respondido por jocabale
1

Resposta:

As festas juninas são traço marcante da cultura popular brasileira. Sua formação histórica está ligada ao sincretismo entre sua origem pagã e a celebração de santos católicos.

As festas juninas são uma marca da colonização portuguesa. Elas marcam um ciclo de festividades para celebrar três santos importantes para Portugal e para o cristianismo ocidental: Santo Antônio (dia 13), São João (dia 24) e São Pedro (dia 29). As celebrações, no entanto, devem ser compreendidas num cenário maior de apropriação de festas pagãs pelo calendário da Igreja Católica, uma vez que ela se apropria de festas pagãs, das festas judaicas às indígenas.

Explicação:

Como já foi dito, os três santos católicos são celebrados no mês de junho: Santo Antônio, no dia 13; São João, no 24; e São Pedro, no 29. Junho também é o mês em que se encerra o período estritamente religioso entre a Páscoa e o Corpus Christi, que ocorre no limite do começo para o chamado tempo comum. Ou seja, o tempo de festas. Além disso, em junho ocorre o solstício de verão, dia de passagem da primavera para o verão. A troca de estações era celebrada pelos povos pagãos europeus, como uma forma de cultuar os deuses da natureza, e estas celebrações foram ressignificadas pela Igreja Católica. As festas juninas comemoradas no Brasil guardam um pouco dessa tradição, e são comemoradas em acordo com o calendário de plantio, colheita e de chuvas.

Perguntas interessantes