o que significa caule subterrânio ?
Soluções para a tarefa
Conceito: São aqueles que se situam abaixo da superfície do solo. Entre os caules subterrâneos, podemos observar as seguintes variações.
Mas caso queria se aprofundar mais:
Rizoma: apresenta geralmente um formato horizontal, emitindo de espaço a espaço, brotos foliares ou floríferos que se situam para fora do solo. Este tipo de caule tem como principal representante os bambus.
Tubérculo: tipo de caule delgado que possui ápice intumescido. Um dos exemplos mais conhecidos deste tipo de caule subterrâneo é a batata.
Bulbo: tipo de caule subterrâneo comprimido, usualmente com forma discoide, cujo ápice encontra-se protegido por numerosos catafilos suculentos e usualmente amilíferos. Um dos principais representantes deste tipo de caule é a cebola.
Os caules podem ainda ser classificados de acordo com o padrão de ramificação. Caules indivisos são aqueles que não se ramificam como já visualizamos no caso das Palmeiras, no caule do tipo estipe. Já entre os caules ramificados, ou seja, aqueles que apresentam ramos laterais existem distintos tipos que visualizaremos a seguir:
Monopodial: diz-se da planta cujo sistema caulinar é gerado pela atividade de uma só gema apical, produzindo um eixo único. Plantas monopodiais geralmente produzem caule retilínio e único, como é o caso de algumas espécies de pinheiros.
Simpodial: termo utilizado para designar aquele sistema caulinar originado a partir de mais de uma gema apical, apresentando o eixo principal maior ou menor dominância. Existem ainda outras classificações que o caule pode apresentar, como aquela relacionada com a consistência (herbáceo, sublenhoso, lenhoso), quanto à forma (cIlíndrico, cônico, comprimido ou achatado, anguloso, sulcado, estriado e barrigudo).
Ao longo do processo evolutivo, os caules desenvolveram diversas adaptações que os permitiram adaptar-se aos mais variados ambientes. Os caules podem apresentar as seguintes adaptações:
- cladódios: caule fotossintetizante, caracteristicamente encontrado em plantas áfilas que habitam regiões de clima mais árido. Comum entre os representantes das famílias Euphorbiaceae e Cactaceae.
- espinhos: órgãos de origem caulinar, vascularizados e que não devem ser confundidos com acúleos.
- gavinhas: ramo de aspecto filamentoso originado na axila de uma folha que se enrola ao entrar em contato com algum suporte.