O que significa capacidade física para melhorar o desempenho?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Imagine este cenário: um novo governante assume o poder, muda leis trabalhistas, greves se alastram pelo país e cada vez menos setores como arte e cultura são debatidos. Parece familiar? Vinte anos atrás, “Billy Elliot” mostrava exatamente este contexto, rememorando a década de 1980 na Inglaterra. Desde então, os questionamentos levantados pelo filme se renovam a cada novo olhar sobre ele, tornando-o um clássico deste século.
Como dito anteriormente, a presença deste contexto não se sobrepõe à história do seu protagonista, na verdade, ela se torna um fator diferencial e motivador. Para manter esta sutileza, além de contar com cenas de protesto e uma grande presença policial na vizinhança de Billy, o filme reforça sua mensagem com cartazes e pichações entre as locações que ele passa.
O trabalho de edição de som e da trilha sonora ajuda a amplificar este contexto social do filme. Seja pelas sirenes a músicas com letras simbólicas, a composição sonora enfatiza os conflitos externos e internos de seus personagens. Apesar de tratar sobre um estilo clássico de dança, poucas vezes escutamos uma trilha remetendo ao ballet: o grupo britânico T-Rex, por exemplo, embala grande parte da vida de Billy e de suas danças, permitindo ir de um canção como “I Love to Boogie” até “Children of the revolution”.