o que significa a sigla NASF, quais os desafios de trabalhar no NASF, e quais os atos normativos que orientam a atuação do Profissional na saúde.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) foram criados pelo Ministério da Saúde, em 2008, com o objetivo de apoiar a consolidação da Atenção Primária no Brasil, ampliando as ofertas de saúde na rede de serviços, assim como a resolutividade, a abrangência e o alvo das ações.
Objetivo:
compreender como se definem os fundamentos normativos para a prática do cuidado realizado pela enfermagem brasileira.
Método:
estudo qualitativo, do tipo pesquisa documental, realizado com base nas resoluções do Conselho Federal de Enfermagem. De um total de 263 resoluções, no período de 1975 a 2015, foram selecionadas 38 que atenderam ao objetivo do estudo.
Resultados:
foram sistematizadas três categorias analíticas: Fundamentos normativos para a prática do cuidado realizado pela equipe de enfermagem, sob a coordenação/supervisão do enfermeiro; Fundamentos normativos para o cuidado realizado privativamente pelo enfermeiro; e Aspectos gerenciais e administrativos que condicionam e permeiam a prática do cuidado de enfermagem.
o conjunto dos fundamentos normativos da prática do cuidado da equipe de enfermagem conduz à reflexão sobre a possível sobreposição de atribuições entre os níveis profissionais e requer ampliação para os demais campos de atuação da enfermagem, coerentes ao modelo de rede de atenção à saúde.
Descritores: Prática Profissional; Enfermeiro; Resoluções; Assistência de Enfermagem; Padrão de Cuidado
Configura objeto de investigação deste trabalho a compreensão do lugar do psicólogo no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). Para tanto, realizamos uma revisão bibliográfica para contextualizar o surgimento do Sistema Único de Saúde e a criação do NASF, enquanto política oriunda de mudanças implementadas no campo da saúde pública brasileira. O estudo contempla ainda uma revisão dos desafios impostos ao profissional de psicologia para se inserir nesse campo. São marcos paradigmáticos dessa inserção as Reformas Sanitária e Psiquiátrica brasileiras que possibilitaram ao psicólogo compor equipes multidisciplinares. Inserção essa ampliada com a criação do NASF que inclui o psicólogo entre os possíveis profissionais de sua equipe, ampliando assim os desafios em sua práxis. Os achados revelam desafios impostos à atuação do psicólogo no campo da saúde pública, que por sua vez, concebe a esse profissional na equipe NASF um lugar de referência, especialmente, nos cuidados em saúde mental.
Palavras-chave: SUS; Atenção primária à saúde; NASF; Prática do psicólogo.
Explicação: