o que significa a rendição do Japão em agosto de 1945 ?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Nos dias 6 e 9 de agosto, os Estados Unidos lançaram ataques nucleares em Hiroshima e Nagasaki, respectivamente. Em 8 de agosto, a União Soviética declarou Guerra ao Japão e iniciou a invasão da Manchúria (chamada de Manchukuo pelos japoneses), derrotando rapidamente o Exército Imperial japonês que ocupava a Manchúria e a Coreia. no ano de 1945, o Japão assinava os documentos de rendição da Segunda Guerra Mundial a bordo do navio de guerra norte-americano USS Missouri, na Baía de Tóquio. Era o fim da Segunda Guerra Mundial, que havia começado seis anos antes. Antes da assinatura do documento, os japoneses haviam anunciado a rendição no dia 15 de agosto.
O documento foi firmado pelos representantes do Império do Japão, dos Estados Unidos, China, Reino Unido, União Soviética, Austrália, Canadá, do Governo provisório da República da França, dos Países Baixos, e da Nova Zelândia.
Explicação:
A rendição do Japão significou o fim da Segunda Guerra Mundial. Em agosto de 1945, a Marinha Imperial Japonesa estava sem recursos e a invasão aliada no país (Operação Downfall) era iminente. Enquanto diziam para a população que o povo deveria lutar até o final, os líderes do Conselho de Guerra do Japão tentaram estabelecer negociações bilaterais para uma rendição com a União Soviética, tentando fazer com que o governo de Josef Stalin fosse responsável por mediar a paz com os demais aliados da Segunda Guerra Mundial. Entretanto, os soviéticos romperam o Pacto de Neutralidade Nipo-Soviético em 5 de abril de 1945. Em julho romperam relações diplomáticas com o Japão e continuaram a preparação para invadir o Japão no prazo, conforme os planos conjuntos dos aliados estabelecidos com Winston Churchill e Franklin Delano Roosevelt na Conferência de Ialta.
Fontes:
Assinado ato formal de rendição do Japão na Segunda Guerra - Canal History e Rendição do Japão - WikipédiA