O que significa a expressão 'foge batista'?
Soluções para a tarefa
Olá!
O termo "Foge Batista" faz referência ao presidente cubano deposto pela Revolução Cubana dos irmãos Castro e de Che Guervara. A ideia era afugentar o militar que governava o país com braços de ferro. Fulgêncio Batista tinha estreitas relações com os Estados Unidos da América, e favorecia os americanos na relação com a ilha. Com a revolução, o poder ficou nas mãos de Fidel Castro que até pouco tempo governava o país.
Resposta:
Há 55 anos… dia 1° de janeiro de 1959.
1jan14
Festa de ano novo no Palácio Presidencial em Havana.
Michael Corleone abraça Fredo e comemora a chegada de 1959. Fala algumas palavras, pega a cabeça do irmão com força e dispara: “You broke my heart, Fredo. You broke my heart!”
Fredo some entre os ilustres presentes no rendez-vous cubano.
Minutos depois, o presidente Fulgêncio Batista anuncia sua renúncia da presidência e imediata saída do país caribenho.
“Viva la Revolución! Viva Fidel!”
Nas ruas, um misto de caos e festa celebra a saída do ditador e saúda a Revolução Cubana liderada por Fidel Castro. Alheio a tudo, Michael busca Fredo na multidão.
Se os irmãos Corleone são fictícios, os acontecimentos são reais.
Em 1° de janeiro de 1959, Cuba amanheceu sem presidente. Foi o ponto final da Revolução Cubana, liderada por Fidel Castro e seu Movimento 26 de julho.
Resumidamente, tudo começou em 1953, quando Fidel foi preso após liderar uma tentativa de golpe ao poder de Batista, que voltara ao comando do país por meio de um golpe militar. Com a prisão do líder, o movimento arrefeceu. Em 1955, Fulgêncio Batista resolveu libertar Fidel, em ato de reconciliação. Fidel foi para o México, onde formou o “Exército Rebelde”. junto com o irmão, Raúl, Juan Almeida e o médico argentino Ernesto Che Guevara. Quando retorna à Cuba, em meados de 1956, consegue apoio da população e, de Sierra Maestra, inicia um processo revolucionário para tirar Batista do poder.
Depois de inúmeras batalhas contra o exército de Batista, os revolucionários conseguem destituir o ditador, que foge para a República Dominicana em plena noite de reveillón.
No dia 8 de janeiro de 1959, após longa marcha da vitória, Fidel Castro tem chegada triunfal em Havana.
Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.