Pedagogia, perguntado por nivaldoag, 10 meses atrás

O que se propõe com a ideia da inclusão escolar é estender, a todos aqueles que possam ser considerados “diferentes”, um espaço garantido nas escolas para que os alunos desfrutem com equidade o processo de escolarização. Esse conceito de diferença, considerando a escola e o currículo, pode ser entendido como diversidade ou identidade.

Com base nisso, neste Desafio, considere o caso apresentado a seguir.


A partir do que foi exposto, suponha que você, no papel de pedagogo, foi chamado para intervir nessa situação. Dessa forma, explique como você lidaria com esse problema e o que poderia ser feito.

Soluções para a tarefa

Respondido por henriquec1001
19

Deve-se ensinar a todos independente de cor, raça ou sexo, de modo a garantir a educação inclusiva.

A educação inclusiva tem por objetivo levar a educação a todos sem exclusão dentro do processo de ensino e aprendizagem.

A educação é de extrema importância para a sociedade, uma vez que por meio dela além de gerar conhecimento, pode - se contribuir na formação de pessoas para a sociedade.

Pode - se citar algumas propostas de Educação Inclusiva e Educação Intercultural, como: educação visando a interdisciplinaridade e multiculturalismo,  acessibilidade a todos de forma igual no processo educacional, dentre outras propostas.

Tal iniciativa é muito importante em um ambiente educacional, uma vez que contribui para o desenvolvimento de uma sociedade melhor e justa para todos.

Bons estudos!

Respondido por leticiativeran
23

Resposta:

Resposta dada pela faculdade. Antes de copiar, mude as coisas.

Explicação:

Algumas ações podem ser postas em prática para resolver esse conflito.

Em um primeiro momento, deve-se enfatizar as questões envolvendo as diferenças individuais e culturais que existem entre todos aqueles que compõem a escola.

Partindo dos preceitos das relações étnico-raciais, é possível desenvolver projetos abrangendo a afirmação dessa etnia indígena e dando a conhecer o legado dos povos na formação da identidade nacional.

Além disso, chamar, pra uma conversa junto ao orientador da escola, os alunos que estão praticando bullying e, se necessário, comunicar seus responsáveis. Ressalta-se, ainda, que, segundo a Constituição Federal de 1988, Cap. III, seção I, art. 205, a educação é um direito de todos.

Perguntas interessantes