o que se pode dizer do território da América Portuguesa se compararmos os tratados de Tordesilhas (1495) e de Madri (1750)?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Tratado de Madrid foi um tratado firmado na capital espanhola entre os reis João V de Portugal e Fernando VI de Espanha, em 13 de Janeiro de 1750, para definir os limites entre as respectivas colônias sul-americanas, pondo fim assim às disputas.[1] O objetivo do tratado era substituir o Tratado de Tordesilhas, que já não era mais respeitado na prática.[2] Pelo tratado, ambas as partes reconheciam ter violado o Tratado de Tordesilhas na América e concordavam que, a partir de então, os limites deste tratado se sobreporiam aos limites anteriores.
Explicação:
espero ter ajudado
Resposta:O Brasil teve sua primeira Divisão territorial 1494 com assinatura do Tratado de Tordesilhas. O Tratado de Madri, assinado em 1750, praticamente garantiu a atual extensão territorial do Brasil, ele formalmente anexou as regiões Norte, Centro-Oeste e Sul à América portuguesa (Brasil). O novo acordo anulou o Tratado de Tordesilhas e determinou que as terras pertencessem a quem de fato as ocupassem, princípios de uti possidetis, isto é, uma solução diplomática que conferia a um Estado o direito de apropriar-se de um novo território com base na ocupação, na posse efetiva da área, e não em títulos anteriores de propriedade. É evidente que esse princípio foi utilizado apenas entre Portugal e Espanha ou entre o Brasil e países da América do Sul, sem nunca levar em consideração a posse das diversas tribos indígenas. Isso porque o indígena nunca foi considerado pelos colonizadores um ser humano de pleno direito, mas apenas um empecilho a ser removido ou a ser domesticado e disciplinado para o trabalho.
Explicação: