o que se entende por bipartismo? Quais forças politicas não atuar durante grande parte do periodo ditatorial?
Soluções para a tarefa
Resposta:
bipartidarismo tradicional nasce após Revolução Francesa. Com maior ou menor êxito, foram sendo implantados intermitentemente na Europa parlamentos bipartidaristas nos quais se apresentaram sempre dois blocos opostos: conservadores e liberais. Os primeiros tentavam sempre conservar os privilégios da nobreza e da aristocracia, enquanto os segundos pretendiam equiparar os direitos da burguesia. Houve vários momentos assim, por exemplo, na Inglaterra, na Espanha e no Brasil.
Em todos esses sistemas, o povo — ainda analfabeto em larga medida — permaneceu incapaz de influenciar no poder político. Com o advento do marxismo, o bipartidarismo foi rompido na maioria das democracias europeias, já que uma terceira força social, a massa operária ou proletariado, passou a exigir representação. O sufrágio feminino, na virada do século XIX para o XX, também contribuiu para desagregar ainda mais o mapa político europeu. A tendência em quase todos os países era a de modernizar seus sistemas para levar em conta a nova realidade social e, sobretudo, para evitar que houvesse mais revoluções proletárias.
Contudo o espectro político, mesmo numa pluripartidarismo, tende a encaminhar-se para uma partidocracia.
Explicação:
A Emancipação Política do Brasil
1 - Por que somente Tiradentes foi condenado? Além disso, como seriam esses fatos nos dias atuais?
2 - Como os portugueses conseguiram dinheiro para as Grandes Navegações? Caso fosse hoje, arrecadariam dinheiro e parceiros para uma expedição?
3 - Como é feita a cobrança de impostos na atualidade? Explique a derrama atualmente.