Geografia, perguntado por nathalicio548, 4 meses atrás

o que se assemelha com a segregação racial e o preconceito social?????​


dudikafiuza24: Segregação racial nos Estados Unidos
O território hoje pertencente ao país Estados Unidos era habitado por indígenas que foram dizimados, recebeu expedições francesas, espanholas, holandesas, mas sua colonização foi empreendida por ingleses, que nele se instalaram e formaram as Treze Colônias. Estas se uniram e declararam a independência do país em 1776 e, em 1788, promulgaram a Constituição.
dudikafiuza24: continuaça
dudikafiuza24: o Território vasto, houve um desenvolvimento diferente nas regiões sul e norte. As grandes propriedades agrárias do sul (plantations) tinham como base do sistema produtivo a escravidão de africanos cativos e seus descendentes. Os escravizados não tinham direito ao voto, portanto, não tinham força política para reivindicar medidas contrárias à escravidão no âmbito federal.
dudikafiuza24: Os estados do norte não praticavam a escravidão, seu modelo econômico era baseado na pequena propriedade e no trabalho livre e assalariado, mas se abrigassem escravizados fugitivos, por lei eram obrigados a devolvê-los.
nathalicio548: obrigado
dudikafiuza24: A escravidão praticada nos estados do sul foi abolida mediante guerra civil, a chamada Guerra da Secessão, entre 1861 e 1865, em que estados do norte, comandados pelo presidente Abraham Lincoln, enfrentaram os estados confederados do sul que objetivavam fundar uma confederação separatista.
dudikafiuza24: Os estados do norte venceram a guerra, a escravidão foi imediatamente abolida, mas os brancos sulistas buscaram maneiras de segregar os negros recém-libertos. Em 1865 foi fundada, por um ex-combatente das tropas sulistas, a K u Kl ux Klan, grupo supremacista que praticava ações violentas contra negros.
nathalicio548: está bem está bem Já cheguei aí deu deu deu por hoje eu já entendi só a resposta do texto já dá para entender
dudikafiuza24: O episódio que impulsionou os movimentos contra a segregação ocorreu em Montgomery e foi protagonizado por Rosa Parks. Ela não aceitou ceder seu assento numa viagem de ônibus a um passageiro branco. Essa atitude desencadeou manifestações e um boicote de 382 dias ao transporte coletivo. Em 1956, um ano depois, a Suprema Corte norte-americana decidiu pela ilegalidade de segregação racial em locais públicos, uma vitória do movimento negro.
dudikafiuza24: pronto..

Soluções para a tarefa

Respondido por JesusTeAma0
1

Resposta:

Olá

A segregação racial, assim, é diferente das ideias de branqueamento que vigoraram no Brasil – mas não apenas – no século XIX e início do XX. Ambas se baseiam na ideia de que a coexistência de grupos étnico-raciais diferentes no mesmo local e a presença de etnias não-brancas são nocivos ao desenvolvimento da nação. A presença de negros no Brasil, Estados Unidos ou África do Sul, a partir do determinismo biológico e darwinismo social, seria motivo de preocupação e impedimento de progresso. De forma que as minorias brancas adotaram as práticas ou de segregação ou de branqueamento. O branqueamento é a prática de proporcionar casamentos com pessoas de linhagem branca para “apagar” os “problemas” ocasionados pelas demais etnias, consideradas inferiores. A segregação é o exato oposto. É a proibição de convivência das diferentes etnias, seja em ambientes públicos, ou nos próprios casamentos e relações pessoais. A segregação racial acredita que as “mazelas” ocasionadas pelas etnias não brancas não podem ser apagadas com os casamentos, devem ser separadas. O que ocorreu nos Estados Unidos e na África do Sul foi que a minoria branca dominava os ambientes acadêmicos e políticos, e os negros eram impedidos de frequentar locais públicos determinados, ocupar espaços em transportes públicos, reivindicar direitos variados, mas eram a principal mão-de-obra para trabalhos subalternos.

A ideia de raça que baseia a segregação racial tem diferentes origens. Porém, os exemplos mais conhecidos são a segregação dos Estados Unidos, começada no século XIX, com as leis de Jim Crow, e na África do Sul, com o regime do Apartheid. Ambos se relacionam ao conceito de raça e a discriminação feita aos negros a partir de uma população branca, que impuseram diferentes restrições sociais e civis às pessoas negras o que fragilizou o seu acesso à cidadania, trazendo consequências ainda hoje.

A ideia de raças humanas é condenada atualmente pela biologia, porém vigorou por muito tempo na humanidade. O seu aspecto científico, porém, só aparece a partir do século XVIII e XIX, com a ascensão do discurso cientifico como categoria de explicação da realidade, utilizando a antropologia, antropometria, medicina e biologia para justificar as diferenças humanas, não apenas biológicas, mas morais e comportamentais. E, usando essas diferenças, hierarquizar as “raças”. Nesta hierarquização, a dominação branca realizada pela Europa sempre se colocava como superior.

Explicação:

Espero ter ajudado ;)

Bons estudos

Perguntas interessantes