O que são vírus? - Eles são seres vivos? - Quantos vírus existe no mundo? - Quais são as principais doenças causadas por vírus? - Como posso me prevenir? - Quais foram e são as pandemias mais marcantes que ocorreram? - Como funcionam as pandemias virais? - Por que é difícil fabricar vacinas contra vírus? - Quais as doenças que ainda não são prevenidas por vacinas? Quais os motivos? - Qual a importância de participarmos de campanhas de vacinação? obs o trabalho e para hoje
Soluções para a tarefa
Resposta:
Os vírus são seres muito simples e pequenos, formados basicamente por uma cápsula proteica envolvendo o material genético, que, dependendo do tipo de vírus, pode ser o DNA, RNA ou os dois juntos
Alguns pesquisadores afirmam que os vírus são organismos que não devem ser considerados seres vivos. Para sustentar essa ideia, as principais afirmações feitas são:
- Os vírus não possuem células, a unidade estrutural e funcional dos seres vivos
- Os vírus não apresentam potencial bioquímico que possibilita a produção de energia metabólica.
- Os vírus só são capazes de se reproduzir no interior de outra célula. Por essa razão, dizemos que eles são parasitas intracelulares obrigatórios.
Alguns pesquisadores afirmam que os vírus são seres vivos, pois:
- Presença de material genético: RNA e/ou DNA. A presença desse material indica que esses organismos são capazes de transmitir suas características aos seus descendentes;
- Os vírus apresentam capacidade de evolução, ou seja, sofrem alterações ao longo do tempo.
Atualmente, existem cerca de 3.600 espécies (mas se estima que haja mais ou menos 500.000 espécies, e podem, no futuro ser mais, porque são mutagênicos, ou seja, se transformam.
Dicas para evitar doenças virais :
- Lavar sempre as mãos, principalmente antes de se alimentar e após ir ao banheiro.
- Não compartilhar copos e talheres.
- Lavar sempre os alimentos
- Alimentar-se apenas em locais que obedecem às normas da Vigilância Sanitária.
- Evitar contato com pessoas doentes.
A peste bubônica é causada pela bactéria Yersinia pestis e pode se disseminar pelo contato com pulgas e roedores infectados. Seus sintomas incluem inchaço dos gânglios linfáticos na virilha, na axila ou no pescoço. Outros sintomas são febre, calafrios, dor de cabeça, fadiga e dores musculares. A doença é considerada, historicamente, a causadora da Peste Negra, que assolou a Europa no século 14, matando entre 75 e 200 milhões pessoas na antiga Eurásia.
Uma pandemia ocorre quando uma doença espalha-se por uma grande quantidade de regiões no globo, ou seja, ela não está restrita apenas a uma localidade, estando presente em uma grande área geográfica.
Nem todas as doenças podem causar uma pandemia, entretanto, algumas podem espalhar-se rapidamente e causar a contaminação de milhares de pessoas. O caso mais recente em nossa história é a pandemia de COVID-19, decretada em 2020.
São de dez a 15 anos para desenvolver uma nova solução para uma doença infecciosa
Primeiro é preciso saber a causa da doença, estudar a fundo o vírus ou a bactéria, entender a reação do organismo, quando temos todas essas informações, começamos a trabalhar na vacina em si.
Malária, Sífilis, Hepatite C são exemplos de doenças que ainda se encontraram uma cura.
O motivo disso é que os pesquisadores aindam busca uma solução para a vacina das mesmas.
Tomar vacinas é a melhor maneira de se proteger de uma variedade de doenças graves e de suas complicações, que podem até levar à morte.
A maioria das doenças que podem ser prevenidas por vacina são transmitidas pelo contato com objetos contaminados ou quando o doente espirra, tosse ou fala, pois ele expele pequenas gotículas que contém os agentes infecciosos. Assim, se um indivíduo é infectado, pode transmitir a doença para outros que também não foram imunizados.
Graças à vacinação, houve uma queda drástica na incidência de doenças que costumavam matar milhares de pessoas todos os anos até a metade do século passado