O que são varizes? Sinais e sintomas das varizes?
Prevenções para as varizes?
Tratamento para as varizes ?
ME AJUDEM POR FAVOR
Soluções para a tarefa
Varizes são veias dilatadas que se desenvolvem sob a pele. Dependendo da fase em que se encontram, podem ser de pequeno, médio ou de grande calibre. As varizes acometem com maior frequência os membros inferiores (pés, pernas e coxas) devido a ação gravitacional. Obs.: As hemorróidas também são uma forma de varizes, assim como há varizes em órgãos internos também, como no esôfago. Algumas pessoas apresentam micro varizes (ramificações de coloração arroxeada ou avermelhada); estas costumam não apresentar sintomas e provocam apenas desconforto estético em seus portadores.
Causas - por ação da gravidade, o sangue desce facilmente do coração até as pernas e os pés, através das artérias. Para voltar dos membros inferiores até o coração (retorno venoso) as veias, por meio de válvulas venosas internas, direcionam o sangue para cima. Normalmente, as válvulas se abrem para o sangue subir se fechando em seguida para não permitir que o sangue retorne (refluxo). Esta atividade se torna mais fácil quando estamos deitados ou com as pernas elevadas. Em algumas pessoas vários fatores podem determinar (ou provocar) um mau funcionamento destas válvulas. Com a idade, ou devido a fatores hereditários, as veias podem perder a sua elasticidade. Essas veias começam a apresentar dilatação e as válvulas não se fecham mais de forma eficiente. A partir daí o sangue passa a refluir e ficar "parado" dentro das veias. Isto provoca mais dilatação e mais refluxo. Esta dilatação anormal das veias leva à formação das varizes.
Alguns sintomas comuns - além da questão estética poderá haver: inchaço especialmente nos tornozelos e pés ao final do dia ou após muito tempo em pé; coceira ou sensação de formigamento; sensação de fadiga e peso nas pernas; câimbras.
Alguns tratamentos comuns - escleroterapia química (mais utilizada para micro varizes, consiste na injeção de substancias esclerosantes que expulsam o sangue para as veias normais e "queimam" as veias que estão sendo tratadas); cirurgia (através de mini incisões as varizes retiradas não provocam danos à circulação pois já não são funcionais); laser endovenoso (consiste na introdução de cateter com laser dentro das varizes com a intenção de destruí-las pelo calor e é uma técnica ainda experimental); radiofrequência (é semelhante à técnica anterior usando o calor produzido por cateteres dotados de dispositivo de RF).
Prevenção - o principal fator de risco para se ter varizes é a hereditariedade (história familiar). Além disso, outros fatores que contribuem são: idade, sexo (por fatores hormonais as mulheres são mais propensas: gestação, menstruação, uso de contraceptivos hormonais e reposição hormonal na menopausa), sobrepeso e obesidade, traumatismo nas pernas, temperatura (exposição ao calor por tempo prolongado provoca dilatação das veias), tabagismo, sedentarismo.
Fonte: Ministério da Saúde
Espero ter ajudado.