o que são servidores?
Soluções para a tarefa
Resposta:
O servidor, de forma simples, pode ser considerado uma espécie de computador, o qual contém um ou mais processadores potentes, que operam de forma semelhante às máquinas domésticas, permitindo processamento e execução de soluções solicitadas pela pessoa usuária.
O servidor, de forma simples, pode ser considerado uma espécie de computador, o qual contém um ou mais processadores potentes, que operam de forma semelhante às máquinas domésticas, permitindo processamento e execução de soluções solicitadas pela pessoa usuária.
As diferenças são, principalmente, no campo da potência de cada uma delas: um servidor tem mais potência do que os nossos desktops e notebooks.
As imagens difundidas de datacenters, muitas vezes, mostram uma série de servidores que se assemelham aos desktops que muitos ainda têm em casa. Por isso, não raro, muitas pessoas leigas associam esses dois elementos.
É importante ressaltar que, na maior parte das vezes, nem sequer assemelha-se a essa máquina fisicamente. Os servidores surgiram diante da necessidade de ter computadores de rede para usos específicos, principalmente para oferecer serviços de forma centralizada.
Dessa forma torna-se desnecessária, por exemplo, a instalação de uma ferramenta em cada máquina de uma empresa — basta que ela seja executado no servidor e os diversos computadores estejam conectados em rede com ele para que possam obter os resultados.
Alguns exemplos de uso de servidores podem ser:
hospedagem de internet;
armazenamento de arquivo local;
fornecimento de aplicações ERP para a organização;
serviços de e-mail;
serviço de bancos de dados;
sistemas de pagamentos;
aplicações de telefonia;
uso de Internet das Coisas (Internet of Things ou IoT), entre outros.
Servidores: principais conceitos.
Quando falamos sobre servidores, alguns conceitos começam a aparecer com maior evidência, correlacionados com esse tema. Vamos falar sobre os principais a seguir.
Computação em nuvem
A computação em nuvem é atualmente um dos principais conceitos ligados aos servidores. Isso porque é um avanço tecnológico significativo, no qual os dados da organização ficam armazenados em servidores externos, que não estão sob controle do negócio.
As empresas fornecedoras podem, assim, prover hospedagem de dados, protocolos de segurança e recursos, de forma remota. Dessa forma, não é preciso que a sua empresa faça a manutenção deles fisicamente.
Arquitetura cliente-servidor
Esse modelo permite a aplicação distribuída de tarefas e funções de trabalho entre clientes e o servidor, sendo uma das ideias centrais da computação de rede. Isso porque ela permite sistemas de roteamento e acesso centralizado das informações que circulam no local.
Trata-se, assim, de uma arquitetura de aplicação distribuída em módulos. O servidor se ocupa, nessa arquitetura, pela manutenção dos dados, enquanto o cliente obtém as informações e encaminha-as ao local de armazenamento.
Alojamento web
Outro termo comumente utilizado, quando falamos em servidores, diz respeito ao alojamento web. Isso está atrelado com a hospedagem de sites. Imagine se, por exemplo, toda pessoa que quisesse ter um site necessitasse ter o seu próprio servidor. Trabalhoso, não é?
Para sanar a questão, surge o conceito de alojamento web. Ou seja, uma empresa que oferece o serviço para que alguém possa hospedar seu site no local, evitando a confecção de servidor próprio.