o que são resíduos sólidos e líquidos (efluentes)?
Soluções para a tarefa
A denominação “resíduo sólido” é usada para nominar o “lixo” sólido e semissólido, proveniente das residências, das indústrias, dos hospitais, do comércio, de serviços de limpeza urbana ou da agricultura.
Os resíduos sólidos podem ser classificados em lixo comum ou domiciliar, público e especiais. O resíduo comum é formado por lixos provenientes das residências, dos prédios públicos, do comércio e das escolas. Seu principal componente é a matéria orgânica. Faz parte também desse lixo uma grande variedade de materiais recicláveis, entre eles, o papel, o papelão, os plásticos, as latinhas etc.
Resíduos líquidos são geralmente provenientes de atividades industriais ou domésticas e muitas vezes contêm elementos tóxicos que acabam sendo lançados no meio ambiente. Por isso, é importante conhecer os procedimentos corretos para gerenciamento e descarte destes resíduos, já que eles podem causar danos ao solo, plantas, água e animais.
Efluentes são os resíduos provenientes das indústrias, dos esgotos e das redes pluviais, que são lançados no meio ambiente, na forma de líquidos ou de gases. A palavra efluente significa aquele que flui. É qualquer líquido ou gás gerado nas diversas atividades humanas e que são descartados na natureza.
Cada efluente possui característica própria inerente à sua procedência, podendo conter as mais variadas substâncias de origem química ou orgânica, seja ela para reuso, biodegradável, poluente, tóxica etc.
Nas cidades, os efluentes lançados na atmosfera, pelas indústrias, pelos transportes, pelas termoelétricas, pelas centrais de aquecimento, entre outros, são os principais responsáveis pela poluição do ar, pela chuva ácida, pelo efeito estufa, pela ilha de calor, pela inversão térmica e pela destruição da camada de ozônio.