o que são planícies, planaltos, cadeias de montanhas, depressões, e depressões absolutas
Soluções para a tarefa
Resposta:
Montanha = Porção do relevo, com grande altitude, resultante do movimento das placas tectônicas ao se chocarem. Ao conjunto de montanhas, dá-se o nome de cordilheiras. Nem montanhas nem cordilheiras ocorrem no Brasil.
Planalto = Relevo aplainado, com altitudes superiores a 200 metros, onde há o predomínio de processos erosivos em relação à deposição. Exemplo de planalto no Brasil: Borborema, entre Sergipe e Rio Grande do Norte.
Depressão = Relevo mais baixo, em relação ao relevo ao redor. Há também intensa atividade erosiva. No Brasil: Depressão do Araguaia, entre Goiás, Mato Grosso e Tocantins.
Planície = Relevo aplainado, com altitudes inferiores a 200 metros, onde há o predomínio de processos deposicionais em relação à erosão. Exemplo no Brasil: Pantanal Mato-Grossense entre o Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Morro = Estruturas arredondadas devido à erosão, de baixa altitude. A erosão ocorre nos mais variados tipos de relevo (planície, planalto e depressão), das mais diversas formas (hídrica, eólica, antrópica, etc...)