Biologia, perguntado por byoncediamonds12380, 11 meses atrás

O que são os rios voadores? São imensas massas de vapor-d’água que, levadas por correntes de ar, viajam pelo céu e respondem por grande parte da chuva que rola em várias partes do mundo. O principal rio voador do Brasil nasce no oceano Atlântico, bomba de volume ao incorporar a evaporação da floresta Amazônica, bate nos Andes e escapa rumo ao sul do país. “O vapor-d’água que faz esse trajeto é importantíssimo para as chuvas de quase todo o Brasil”, afirma o engenheiro agrônomo Enéas Salati, da Universidade de São Paulo (USP). NOVAKOWSKI, Leandro. O que são os rios voadores? Disponível em: . Acesso em: 3 fev. 2020. A) Uma parte significativa do volume da água transportada pelos rios voadores é proveniente da transpiração das plantas. B) Floresta Amazônica é importante para a manutenção do ciclo da água. C) Nenhuma umidade é carregada por rios voadores. D) Rios voadores carregam umidade de algumas regiões, causando chuva em outras regiões distantes milhares de quilômetros. E) Somente a umidade do Oceano Atlântico é carregada pelos rios voadores.

Soluções para a tarefa

Respondido por marianasfiaca
12

Resposta:

Os rios voadores são “cursos de água atmosféricos”,  formados por massas de ar carregadas de vapor de água, muitas vezes acompanhados por nuvens, e são propelidos pelos ventos. Essas correntes de ar invisíveis passam em cima das nossas cabeças carregando umidade da Bacia Amazônica para o Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil.

Essa umidade, nas condições meteorológicas propícias como uma frente fria vinda do sul, por exemplo, se transforma em chuva. É essa ação de transporte de enormes quantidades de vapor de água pelas correntes aéreas que recebe o nome de rios voadores – um termo que descreve perfeitamente, mas em termos poéticos, um fenômeno real que tem um impacto significante em nossas vidas.

A floresta amazônica funciona como uma bomba d’água. Ela puxa para dentro do continente a umidade evaporada pelo oceano Atlântico e carregada pelos ventos alíseos. Ao seguir terra adentro, a umidade cai como chuva sobre a floresta. Pela ação da evapotranspiração da árvores sob o sol tropical, a floresta devolve a água da chuva para a atmosfera na forma de vapor de água. Dessa forma, o ar é sempre recarregado com mais umidade, que continua sendo transportada rumo ao oeste para cair novamente como chuva mais adiante.

Propelidos em direção ao oeste, os rios voadores (massas de ar) recarregados de umidade – boa parte dela proveniente da evapotranspiração da floresta – encontram a barreira natural formada pela Cordilheira dos Andes. Eles se precipitam parcialmente nas encostas leste da cadeia de montanhas, formando as cabeceiras dos rios amazônicos. Porém, barrados pelo paredão de 4.000 metros de altura, os rios voadores, ainda transportando vapor de água, fazem a curva e partem em direção ao sul, rumo às regiões do Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil e aos países vizinhos.

É assim que o regime de chuva e o clima do Brasil se deve muito a um acidente geográfico localizado fora do país! A chuva, claro, é de suma importância para nossa vida, nosso bem-estar e para a economia do país. Ela irriga as lavouras, enche os rios terrestres e as represas que fornecem nossa energia. espero ter ajudado

Explicação:

Respondido por joaovitordeobald
4

BOM DIA

Vamos direto para a resolução da questão, sem enrolação.

Podemos afirmar que a umidade presente na floresta amazônica contribui significativamente para o surgimento do fenômeno dos "rios voadores".

O clima da floresta é o grande responsável pela geração da umidade. No entanto, fatores como o desmatamento e queimadas em grande escala acabam interferindo na atuação natural da floresta amazônica - o que gera uma alteração do espaço geográfico e a modificação do clima.

Diante disto, a alternativa correta é a letra "D".

ESPERO TER AJUDADO !

Perguntas interessantes