O que são os processos de separação de misturas?
Soluções para a tarefa
Catação
Antes de cozinhar o arroz, feijão, lentilha ou ervilha, a dona-de-casa ou o cozinheiro costuma “escolher” esses alimentos, separando pedrinhas e outros resíduos que possam estar misturados a outros grãos.
Assim esses elementos podem ser separados uns dos outros manualmente.
O processo de separação manual dos diferentes componentes (ou fases) que compõem uma mistura chama-se catação.
Levigação
Quando uma mistura se forma por substâncias sólidas de densidades diferentes, pode-se utilizar uma corrente de água para separá-las.
É o caso do ouro, que normalmente é encontrado junto a uma porção de terra ou areia.
Para separar essas substâncias, tritura-se a mistura dentro de um recipiente próprio e passa-se uma corrente de água por ela. A parte menos densa (a areia ou a terra) é carregada pela água, enquanto mais densa (o ouro) fica depositada no fundo.
Esse processo de separar os elementos mais densos dos menos densos utilizando água corrente é a levigação.
Flotação
Há outra forma de separar os sólidos de densidades diferentes usando água. Mas, nesse caso, não é usada água corrente.
Para separa uma mistura de areia e pó de serra, por exemplo, basta colocar a mistura numa vasilha e juntar água. A parte menos densa da mistura (o pó de serra) flutua, enquanto a parte mais densa (a areia) fica no fundo da vasilha.
Esse processo é chamado de flotação.
A flotação é muitas vezes empregada na mineração, para separar os minérios de suas impurezas. Nesse caso, procede-se da seguinte maneira: tritura-se a rocha e adiciona-se óleo. As partículas de minério vão fixar-se no óleo. Juntando-se água ao conjunto, as partículas fixadas no óleo vão para a superfície e as impurezas ficam no fundo da vasilha.
Tamisação
Ao preparar um bolo, as quituteiras costumam peneirar a farinha e o fermento. Desse modo separa-se a farinha boa da que está empelotada. A parte mais fina (a farinha boa) passa pelas malhas da peneira. Os carocinhos ficam retidos na peneira.
Nos laboratórios usam-se peneiras muito finas chamadas tamises. Por isso, o processo de separar misturas por meio de peneiras chama-se tamisação.
Imantação
Você até pode imaginar como se separa uma mistura de sólidos que contenha ferro, não é mesmo? E só pegar um ímã.
Uma mistura de limalha de ferro com outra substância – pó de enxofre, por exemplo – pode ser separada com o emprego de um ímã. Aproximando o ímã da mistura, a limalha de ferro prende-se a ele, separando-se do enxofre.
Ventilação
Você conhece a máquina de beneficiar arroz? Ela separa a casca do grão como se esti-vesse soprando. A casca de arroz é menos densa que o resto do grão e é levada junto com a cor-rente de ar.
Ventilação é o método de separação de substâncias sólidas de densidades muito diferen-te, por meio de uma corrente de ar.
Dissolução fracionária
Como separar o sal de uma porção de arreia do mar?
Nesse caso, trata-se de dois sólidos. Se adicionarmos água a essa mistura, a água irá se evaporar, ficando apenas o sal no estado sólido separado da areia.
Separando misturas heterogêneas entre sólidos e líquidos:
Filtração
Pelo próprio nome, você já pode imaginar como se efetua o processo de filtração: atra-vés de um filtro, que retém a parte sólida e deixa passar a parte líquida.
Existem vários tipos de filtros: de algodão, de papel, de porcelana, etc.
Decantação
Há misturas que, se deixadas por um tempo em repouso, têm sua parte sólida depositada no fundo do recipiente. Isso pode ser percebido numa mistura de água com areia ou barro, por exemplo. Você mesmo pode fazer essa experiência, sem dificuldade.
Depois que a parte sólida se depositou no fundo do recipiente, podemos despejar a parte líquida.
Centrifugação
Se quisermos separar rapidamente o sólido de um líquido podemos “acelerar” a decan-tação. Para isso coloca-se a mistura num aparelho chamado centrífuga, que gira em alta veloci-dade, depositando no fundo as partículas sólidas, que são densas.
Hoje em dia, esse processo pode ser observado até mesmo em casa. As máquinas de la-var roupas, por exemplo, possuem um dispositivo para centrifugar, que é acionado quando quer “torcer” a roupa. Girando em alta velocidade, as roupas são lançadas contra a parede, enquanto boa parte da água é extraída das roupas.