O que são os planos das paisagens?
Soluções para a tarefa
geral, tomada como resultado da habilidade dos planejadores em reservar, para fins de proteção e conservação, áreas consideradas ambientalmente frágeis ou devido à sua notabilidade, em relaçãoà cobertura vegetal, e ainda em função das oportunidades de sua apropriação como áreas de lazer. Além de colocar a paisagem em uma dimensão reducionista, compreendendo-a por meio de uma, dentre tantas outras, de suas particularidades, essas posturas dificultam compreender a configuração urbana como um complexo processo, no qual está envolvido o meio natural, o meio construído, a cultura, a técnica e o cidadão, este último, sujeito, ator e agente da construção dos espaços. Igualmente, uma profícua produção de instrumentos normativos para construção das cidades, por meio da elaboração de planos, projetos, leis e obras, tem procurado, pela difusão do planejamento, no âmbito do ideário da urbanística modernizadora, ordenar a cidade, com vista a torná-la ascética e bela, boa para se investir e auferir ganhos. Busca-se o controle e a ordenação por meio daquilo que lhe é mais aparente e de sua superfície. Ao sujeito do espaço resta uma cidade desconexa e desarticulada, a qual, em sua configuração não responde ao seu hábitat, mas representa outros desejos, de outras ordens, as quais, não as suas, cambiantes e ricas em diversidades, em que se exercitam diariamente os consensos possíveis.BOLOGNA, Sonia M. F. A experiência dos planos diretores de São José dos Campos: Instrumentos eficazes de planejamento urbano ou obras de consulta acadêmica. 2000. 236 p. Dissertação (Mestrado) – Universidade do Vale do Paraíba, São José dos Campos, 2000.
CAMPOS Fº, Cândido M. Cidades brasileiras: Seu controle ou o caos. São Paulo: Nobel, 1992, 143 p.
CHUSTER, Vitor. O zoneamento em São José dos Campos: 1971 a 1977. 1999. 232 p. Dissertação (Mestrado) – Universidade do Vale do Paraíba, São José dos Campos, 1999.
DÉAK, Csaba; SHIFFER, Sueli (Orgs.) O processo de urbanização no Brasil. São Paulo: Edusp/FUPAM, 1999, 339 p.
LEME, Maria Cristina S. (Coord.). Urbanismo no Brasil 1895-1965. São Paulo: Nobel/FUPAM, 1999, 599 p.
LEME, Mônica B.; VENTURA, David V. B. O calçadão em questão. 20 anos de experiência do calçadão paulistano. São Paulo: Belas Artes, 2000, 116 p.
MARICATO, Ermínia; VAINER, Carlos; ARANTES, Otília F. A cidade do pensamento único. Desmanchando consensos. São Paulo: Editora Ática, 1995. 94 p.
PLANO DIRETOR DE DESENVOLVIMENTO INTEGRADO. CEPU USP – Centro de Estudos e Pesquisas Urbanísticas. Coord. Arquiteto Prof. Dr. Lauro Bastos Birkholz. São Paulo: PMSJC, 1958.
PLANO DIRETOR DE DESENVOLVIMENTO INTEGRADO. Coord. SERET Arquitetos Associados S.A. Consultoria Jorge Wilheim Arquitetos Associados. São Paulo: PMSJC, 1971.
PLANO DIRETOR DE DESENVOLVIMENTO INTEGRADO. Um Plano da Cidade para a Cidadania. Coord. Emmanuel Antonio dos Santos. São Paulo: PMSJC, 1995.
ROLNIK, Raquel; SOMEKH, Nadia; NERY JÚNIOR, José M. (Orgs.). SEMINÁRIO POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O MANEJO DO SOLO URBANO: EXPERIÊNCIAS E POSSIBILIDADES. 1996. São Paulo. Anais. São Paulo: Pólis, 1996, 200 p.
SANTOS, Emmanuel A. As paisagens do plano e os planos da paisagem: Da paisagem no planejamento ao planejamento com a paisagem. 2002. 206 p. Tese (Doutorado) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo. São Paulo, 2002.
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS (cidade). Lei n. 281/54. Institui o código de obras. Boletim do Município, São José dos Campos, n. 1616, 4 jun. 1954.
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS (cidade). Lei n. 1.606/71. Dispõe sobre o uso e ocupação do solo no município de São José dos Campos. Boletim do Município, São José dos Campos, n. 77, 27 set. 1971.
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS (cidade). Lei n. 2.263/80. Dispõe sobre o parcelamento o uso e ocupação do solo no município de São José dos Campos. [s/d].
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS (cidade). Lei n. 3.721/90. Dispõe sobre o parcelamento o uso e ocupação do solo no município de São José dos Campos e dá outras providências. Boletim do Município, São José dos Campos, n. 7110, 8 fev. 1990.
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS (cidade). Lei n. 165/97. Dispõe sobre o parcelamento o uso e ocupação do solo no município de São José dos Campos. Boletim do Município, São José dos Campos, n. 1269, 30 abr. 1998.
SOUZA, Marcelo L. Mudar a cidade. Uma introdução crítica ao planejamento e à gestão urbanos. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002. 556 p.
VILLAÇA, Flávio. Espaço intra-urbano no Brasil. São Paulo: Nobel/Fapesp, 1998. 373 p.
Resposta: São planos que podem utilizar vários tipos de planos. Eles são usados para que o público possa se situar e compreender a onde se localiza a história ou a passagem do tempo na trama do filme.