o que são operadores defunsivos?de exemplos em frase
Soluções para a tarefa
Resposta:
A argumentação é uma característica pertencente às situações de comunicação do falante de uma língua. Isso pode ser fundamentado pela ideia de que, ao utilizarmos a língua, seja na escrita, seja na fala, a nossa intenção é a de nos expressarmos.
O que foi apresentado anteriormente é o que afirma Oswald Ducrot, linguista francês do século XX. Para ele, a língua é fundamentalmente argumentativa, ou seja, as interações comunicativas estão permeadas por nossas intenções de tal forma que esses elementos linguísticos já estão contidos na estrutura da língua.
Isso acontece porque, de acordo com a intenção do falante, ele seleciona determinadas estruturas da língua para que o objetivo (intenção) dele seja alcançado. Dessa forma, ao fazer certas escolhas, a opinião do falante é evidenciada. É assim que podemos confirmar que a argumentação está, obrigatoriamente, presente na língua.
Entre essas “determinadas estruturas da língua”, encontramos os operadores argumentativos. Esses elementos são responsáveis por evidenciar a intensidade argumentativa do discurso e qual o caminho que o falante está trilhando.
A fim de que você domine esse recurso da linguagem, apresentaremos os tipos de operadores argumentativos e alguns exemplos do uso desses elementos. Vamos lá?
Ingedore Koch, linguista brasileira, por ser uma referência nacional em linguística textual, além de dialogar com a teoria da argumentação iniciada por Ducrot, foi a estudiosa que escolhemos para guiar a classificação dos operadores argumentativos da língua portuguesa:
1) Operadores que evidenciam o argumento mais forte de uma escala orientada no sentido de determinada conclusão: até / mesmo / até mesmo/ inclusive.
Exemplo: Ela me disse, inclusive, que você não era tão confiável.
2) Operadores que somam argumentos a favor de uma mesma conclusão: e / também / ainda / nem / não só... mas também/ tanto... como / além de... / além disso... / a par de...
Explicação: