Sociologia, perguntado por jvitor3221p4i5sl, 10 meses atrás

O que são movimentos sociais de resistência. Apresente um exemplo

Soluções para a tarefa

Respondido por leticiadasilvei
1

São movimentos como as manifestações, feitas pela população ou por um grupo que é contra algo ou alguém. Um exemplo é os movimentos contra a ditadura militar brasileira.

Respondido por emillyfigueira64
1

Resposta:

Em geral, o grito levantado pelos movimentos sociais representa a voz de pessoas excluídas do processo democrático, que buscam ocupar os espaços de direito na sociedade.

Ao pensar-se nos movimentos sociais à luz de pensadores da filosofia e da sociologia, é impossível apontar um consenso. O cientista político italiano Gianfranco Pasquino aponta a impossibilidade de estabelecer-se uma linha conciliatória entre os que tratam dos movimentos sociais, tendo-se em vista um horizonte de pensadores clássicos.

Nesse sentido e como exemplos, os sociólogos Marx, Weber e Durkheim veem nos movimentos sociais a sustentação de uma revolução, a institucionalização de um novo poder burocrático e até a maior coesão social, respectivamente

Exemplos de movimentos sociais

Movimento dos trabalhadores rurais sem terra

Movimentos feministas

Movimentos antirracistas

Movimentos ambientalistas (como o WWF e o Greenpeace)

Movimentos de união de comunidades e periferia, como o Nós do Morro — que luta contra o racismo, a desigualdade social e a exclusão dos moradores de periferias.

Movimentos de luta contra a homofobia e a transfobia, como o movimento LGBTQ+

Explicação:

espero ter ajudado

Perguntas interessantes