o que são movimentos sociais conjuturais e estruturais?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Os movimentos sociais conjunturais são aqueles com demandas de curto prazo, por exemplo, um grupo de pessoas que decide se organizar para pedir a diminuição no preço dos combustíveis pode ser considerado conjuntural, ou seja, fruto de uma determinada conjuntura socioeconômica. Em razão disso, esses movimentos tendem a ser menos organizados e suas reivindicações, muita vez, não são muito claras. Portanto, ele aparece em certo momento, em razão de alguma demanda surgida por um determinado contexto socioeconômico.
Já os movimentos sociais estruturais são aqueles que defendem pautas mais profundas. Por exemplo, aqueles que lutam por Reforma Agrária (MST) ou pelo direito à moradia (MTST). Esses movimentos costumam ser mais organizados e suas pautas tendem a ser mais definidas. Outros exemplos desse tipo de movimento social são: movimento negro, movimento estudantil, movimento trabalhista, movimento sindical, movimento ambientalista e movimento feminista.
Explicação:
Os movimentos sociais são ações coletivas, organizadas por um grupo ... A primeira tipologia válida é a separação entre movimentos sociais conjunturais e estruturais: Conjunturais.