O que são macroalgas ?
Soluções para a tarefa
Na área da biologia as macroalgas são as algas multicelulares que possuem órgãos diferenciados.
Neste grupo encontram-se as algas vermelhas e as algas castanhas assim como as clorofíceas. As ulvas fazem também parte deste grupo e são aquilo que as pessoas conhecem como algas marinhas. As algas marinhas são muitas vezes confundidas com as ervas marinhas por falta de conhecimento.
As algas estão cada vez mais presentes na mesa das pessoas dado que quase todas se preocupam em inserir na sua nutrição alimentos saudáveis e que contribuam para um corpo saudável (Autor: Muu-karhu)
As algas estão cada vez mais presentes na mesa das pessoas dado que quase todas se preocupam em inserir na sua nutrição alimentos saudáveis e que contribuam para um corpo saudável (Autor: Muu-karhu)
Estas macroalgas formam a base da cadeia trófica assim como da cadeia alimentar dos bentos proporcionando também os abrigos para alguns animais aquáticos. Muitos tipos de algas marinhas são hoje usadas na alimentação nomeadamente nos países do extremo oriente assim como na indústria alimentar e farmacêutica. A agricultura tradicional faz também uso delas para fertilizar as terras.
As algas podem ser encontradas tanto na água doce como na água salgada sendo muito parecidas com os vegetais terrestres, com uma estrutura simples sem apresentarem caules, raízes ou folhas. A sua classificação é baseada na sua coloração que pode ir do verde até ao vermelho estando esta dependente do ambiente onde se desenvolvem. A mais usada na culinária é a conhecida pelo nome de alga nori que enquanto mergulhada na água apresenta-se com uma coloração escura e depois de seca fica de cor verde.
As macroalgas são organismos fotossintetizantes bentônicos relacionados entre outros à ciclagem de nutrientes. São produtores primários atuando como base da cadeia trófica desempenhando um papel fundamental na estrutura, funcionamento e equilíbrio ecológico, sendo o recurso renovável mais importante dos ecossistemas marinhos. Suas frondes produzem ficocolóides, que são polissacarídeos, presentes em vários segmentos da indústria.