O que são grupos monofiléticos? Por que os sistemtas atuais os consideram mais importantes para a classficação do que os grupos polifiléticos?
Soluções para a tarefa
Quando se diz que duas espécies têm uma espécie ancestral comum e exclusiva, está afirmando-se que existiu uma espécie ancestral que se dividiu e gerou essas duas espécies filhas e somente elas.
Para que sejam erigidos agrupamentos taxonômicos naturais (monofiléticos), o princípio da ancestralidade comum e exclusiva deve ser aplicado a qualquer táxon ou categoria taxonômica.
Grupo parafiléticoPiscesTáxon parafilético aceito em classificações tradicionais. Ele é composto por Myxinoidea (Feiticeiras, peixes sem mandíbulas), Petromyzontoidea (Lampreias, peixes sem mandíbulas), Chondrichthyes (tubarões e arraias, peixes cartilaginosos), Actinopterygii (peixes ósseos com nadadeiras raiadas), Actinistia (Celacantos, peixes ósseos com nadadeiras lobadas) e Dipnoi (peixes ósseos, com nadadeiras lobadas e pulmonados).Um grupo taxonômico parafilético é formado pelo agrupamento de apenas alguns taxons descendentes de um mesmo ancestral. Dessa forma, um grupo parafilético corresponde a um grupo monofilético do qual se retirou uma ou mais espécies descendentes. Na figura 5.1, o táxon formado por tubarão + sardinha tem sido tradicionalmente denominado Pisces.
Entre os sistematas, é comum ouvir que peixe não existe. Portanto, se você comeu peixe hoje, continuará com fome, isto é, como peixe não existe, você não comeu nada. Nesse caso, seus sentidos estão lhe enganando. Ih! Será que você está ficando maluco? Se você tem certeza que se alimentou de alguma coisa hoje, como esta coisa pode não existir?