o que são fungos dermatofitos? qual o mecanismo de ação patogênico destes fungos?
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
CULTURA E EXTENSÃO
Administrar Site
Pesquisar no site
Os fungos são organismos que possuem tanto benefícios como malefícios. Os benefícios são inúmeros, podendo fornecer diversos alimentos (Ex. cogumelos comestíveis, pães, bebidas alcoólicas) assim como medicamentos, (Ex. penicilina, ciclosporina).
Entretanto, os fungos são capazes de causar doenças nos homens, nos animais e nas plantas. Nos humanos e nos animais podem causar alergias respiratórias e cutâneas leves ou intensas, infecções em mucosas e outros tecidos subcutâneos, como também infecções crônicas e letais.
Nas plantas, os fungos podem causar doenças fúngicas em cereais, prejudicando a produtividade agrícola.
CLASSIFICAÇÃO DAS MICOSES
As micoses podem ser divididas em:
● Superficiais
● Cutâneas
● Subcutâneas
● Sistêmicas e Oportunistas
Micoses superficiais
São aquelas nas quais o fungo acomete camadas mais superficiais da córnea da pele ou a haste livre dos pelos.
Manchas pigmentares na pele, nos nódulos ou nos pelos são lesões características desta patologia.
❖ Agentes epidemiológicos
➢ Piedraia hortae: causa a pedra negra, denominada em função de seus nódulos escuros, duros e que ficam aderidos nas hastes dos pelos do cabelo.
➢ Gênero Trichosporon: são as leveduras responsáveis pela piedra branca, cujas hifas hialinas septadas e ramificadas formam nódulos que crescem sobre a haste do pelo (pelos escrotais e pubianos, na maioria das vezes). Tricosporonose é o nome da doença sistêmica grave que acomete pacientes imunocomprometidos.
➢ Gênero Malassezia: são as leveduras que causam pitiríase versicolor. Estes fungos vivem normalmente sobre a pele do homem na forma de levedura. Entretanto, podem invadir as células queratinizadas das camadas superficiais da pele e causar a micose, na sua forma filamentosa.
Muitos acreditam que esta doença é adquirida na praia, por isso, chamam-na de micose da praia. Na realidade, durante a exposição ao sol, os fungos já estão parasitando a pele do indivíduo e, com o bronzeamento, as lesões se destacam e são vistas com maior facilidade devido ao contraste produzido. Estas lesões são causadas por alterações que o fungo causa na produção da melanina e cujo mecanismo ainda não é muito conhecido.
A doença se manifesta como manchas descamativas .
O diagnóstico é feito por exame direto e neste são observadas leveduras e hifas curtas e curvas.
Malassezia não cresce nos meios de cultura comuns, necessitando da adição de lipídeos. Devido a tal fato, é comum adicionar azeite do oliva nos meios e as colônias que crescem são de cor branca a creme, de aspecto mucoide e brilhante.
O tratamento é feito com aplicações tópicas de hipossulfito de sódio a 40% ou uso oral de imidazólicos. Além disso, recomenda-se o uso de xampus a base de selênio de sulfeto para eliminar o fungo do couro cabeludo.
➢ Phaeoannelomyces werneckii: responsável pela tinea nigra (tinha negra), esta micose se apresenta através de manchas escuras, marrons ou negras nas palmas das mãos ou nas plantas dos pés e tem aspecto fuliginoso.
MICOSES CUTÂNEAS
São aquelas nas quais os fungos invadem toda a espessura da capa córnea da pele ou a parte queratinizada intrafolicular dos pelos ou a lâmina ungueal.
Manchas inflamatórias na pele, lesão de tonsura no pelo e destruição da lâmina ungueal na unha são lesões características deste tipo de micose.
São provocadas principalmente por dermatófitos e espécies de levedura do Gênero Candida; entretanto outras espécies também podem provocar micoses cutâneas. Dermatófitos são fungos que tem a capacidade de degradar a queratina e utilizá-la como nutriente e eles estão presentes em três gêneros de acordo com a sua fase assexuada: Epidermophyton, Microsporum e Tricophyton.
As principais espécies patogênicas no Brasil são Tricophyton rubrum, T. mentagrophytes, T. tonsurans, Microsporum canis, M. gypseum e Epidermophytum floccosum.
Os dermatófitos são classificados de acordo com seu habitat
● Geofílicos (solo): estão normalmente associados com tecidos queratinizados em decomposição no solo, uma vez que este é seu habitat. Exemplos: M. gypseum
● Zoofílicos (animais): são aqueles que tem os animais como hospedeiros preferenciais. Exemplos: M. canis e T. mentagrophytes
● Antropofílicos (homem): são aqueles adaptados ao parasitismo humano. Exemplos: T. rubrum, T. mentagrophytes var. interdigitale, T. tonsurans e E. floccosum.
As micoses cutâneas são transmitidas pelos animais, homens ou através de solos infectados através da borda livre da unha e pode ser
Perguntas interessantes
Ed. Física,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás