O que são espécies invasoras?
Soluções para a tarefa
Espécie Invasora é definida como uma espécie exótica que prolifera sem controle e passa a representar ameaça para espécies nativas e para o equilíbrio dos ecossistemas que passa a ocupar e transformar a seu favor. Pode representar risco até às pessoas.
As Invasoras se adaptam às condições do ambiente no qual se inserem e, além de suas vantagens competitivas naturais, são favorecidas pela ausência de inimigos naturais (predadores), o que lhes permite se multiplicar e degradar ecossistemas. Elas competem com as espécies nativas por recursos como território, água e alimento. Em alguns casos, se alimentam das espécies nativas, o que agrava ainda mais seu impacto ao meio ambiente local.
São espécies que não são naturais de um lugar, mas, por algum motivo, foram introduzidas no local e permaneceram, se proliferando.
Um exemplo é do Caramujo Africano no Brasil, introduzido para comercialização, mas que acabou se espalhando.
O perigo ecológico dessas espécies é que, por não serem naturais do habitat onde estão, não existem predadores naturais para manter o controle populacional dos invasores, que acabam se reproduzindo exacerbadamente e modificando a teia alimentar.