O que são epidemias?
A) Aumento signicativo no número de casos de uma doença infecciosa em uma dada região, num curto período de tempo. [Alternativa correta, corrigido pelo DNM]
B) Aumento no número de casos de uma doença infecciosa num curto período de tempo.
C) Aumento signicativo no número de casos de uma doença infecciosa em uma dada região.
D) Diminuição signicativa no número de casos de uma doença infecciosa em uma dada região, num curto período de tempo.
E) Diminuição no número de casos de uma doença infecciosa em uma dada região
Soluções para a tarefa
Letra A
Uma epidemia é quando ocorrem surtos em várias regiões. Ou seja, quando há ocorrência excedente de casos de uma doença em determinados locais geográficos ou comunidades, e que vão se espalhando para outros lugares além daquele em que foram inicialmente identificados.
As epidemias podem ser em nível municipal, quando existem surtos em vários bairros. Em nível estadual, quando são registrados surtos em várias cidades e em nível nacional, quando ocorrem em várias regiões do país.
Para definir quando uma doença pode ser classificada como uma epidemia é necessário avaliar o número de casos em relação à população em que há ocorrência – qual o tamanho dessa população? O quão suscetível à doença ela é? Outros critérios técnicos como detalhes da região em que os casos foram detectados e o período em que se iniciaram e estão ocorrendo são importantes tanto para a classificação quanto para a descrição da doença.
É importante também especificar que doenças sazonais, em que os casos crescem todo ano em uma determinada época ou estação, não são consideradas epidemias.
Espero ter Ajudado! ✌
Resposta: Aumento significativo no número de casos de uma doença infecciosa em uma dada região, num curto período de tempo.
Explicação: corrigido pelo NOTA MÁXIMA