Geografia, perguntado por palomapansini, 7 meses atrás

o que são empresas multinacionais?como elas favorecem o desenvolvimento da economia chinesa frente aos países da América Latina?​

Soluções para a tarefa

Respondido por overag01
1

Resposta:

São empresas com sede no seu país de origem e filiais em outros países, muitas vezes as atividades principais desse tipo de empresa se encontra no país de origem e outras atividades em outros países

A China é a 2° maior economia do mundo, um país que vem crescendo economicamente em ritmo acelerado. O investimento de grandes empresas chinesas na América Latina traz benefícios ao país pois a América Latina é um mercado consumidor emergente que gera lucros.

Respondido por crunchyroll
0

Resposta: Multinacionais ou transnacionais são empresas com atividades que se realizam entre diferentes nações. Apesar de as empresas internacionais atuarem em vários países, elas possuem uma única sede.

Explicação: as transnacionais se instalaram atraídas pelas condições favoráveis oferecidas, que eram bastante atrativas para as empresas. Dentre as condições é possível destacar:

• Abundância de mão-de-obra que favorece a defasagem salarial. Nesses países os salários são baixos, ao contrário dos ordenados pagos nos países de origem das empresas.

• Enorme potencial de recursos naturais que são usados como matéria-prima, adquiridos com baixos custos.

• Grandes perspectivas quanto ao consumo, uma vez que há aumento da população, resultando em enorme mercado consumidor que, consequentemente, irá absorver parte da produção das empresas.

• Diversos países concederam ainda infraestrutura oriunda de capitais estatais, favorecimentos tributários, financiamentos, subsídios, entre outras facilidades.

Diante dos fatores apresentados, as transnacionais começaram a se dispersar ao longo da América Latina, especialmente naqueles de maior desenvolvimento industrial, como Brasil, Argentina e México.

No contexto industrial, as transnacionais ocupam grandes espaços, isso por que exercem domínios hegemônicos em determinados ramos de atividades, como a indústria automobilística, alimentícia, siderúrgica, metalúrgica, eletroeletrônica, farmacêutica, química e agroindústria.

Perguntas interessantes