Biologia, perguntado por jessica21btspa6i5d, 11 meses atrás

o que são e quais são as características gerais dos briofitos?​

Soluções para a tarefa

Respondido por Miguel2099
3

grupo do Reino vegetal que não possui órgãos bem definidos como as folhas caule ou raiz. É o grupo mais simples do reino vegetal, não possuem nem flores nem frutos e seu ciclo de vida é extremamente dependente da água.

Respondido por RebekaGL
1

Resposta e explicação:

O que são e características de plantas briófitas

As briófitas é o grupo do Reino vegetal que não possui órgãos bem definidos como as folhas caule ou raiz. É o grupo mais simples do reino vegetal, não possuem nem flores nem frutos e seu ciclo de vida é extremamente dependente da água. sua reprodução pode ser tanto assexuada como sexuada. As briófitas são plantas avasculares (não possuem vasos condutores de seiva) que crescem em solos úmidos, pedras ou troncos de árvores, sendo os musgos seus principais representantes. São exemplos de briófitas, as hepáticas, antóceros e os musgos, sendo esses últimos os mais conhecidos.

As briófitas (do grego bryon = musgo; phyton = planta) mais comuns são os musgos. Nesse grupo, ainda estão incluídas as hepáticas (do grego hepatos = fígado – pela sua aparência com o formato de um fígado) e os antóceros.

As briófitas são plantas de tamanho pequeno, nunca ultrapassam poucos centímetros. Além disso, costumam ser encontradas em locais úmidos e, de preferência, sombreados. De maneira geral, essas plantas vivem sobre troncos, rochas e no solo. Poucas espécies vivem em água doce ou em locais banhados pela água do mar.

Estrutura das briófitas

As briófitas são formadas por rizoides, caulídios e filídios. Pode haver também a cápsula, que aparece somente em uma das fases do desenvolvimento das briófitas. Os caulídios, filídios e rizoides são estruturas diferentes dos caules, das folhas e das  raízes que existem em outras plantas. Caules, folhas e raízes se diferenciam porque apresentam vasos condutores de seiva.

Os rizoides (do grego rhiza = raiz; eidos = semelhante) são responsáveis por fixar as briófitas no substrato, que pode ser uma pedra, um tronco de árvore ou o solo. Eles também são os responsáveis por absorver água e sais minerais.

Os caulídios e filídios, além de absorverem água diretamente do ambiente, realizam fotossíntese.

As briófitas não apresentam vasos condutores, daí serem chamadas de plantas avasculares (o prefixo “a”, na frente da palavra, significa negação, sem). Nessas plantas, o transporte da água é feito de uma célula para outra, sendo, por isso, mais lento do que nas plantas com vasos condutores. Por esse motivo, as briófitas são baixas, pequenas e vivem em locais úmidos e geralmente sombreados, onde perdem pouca água para o ambiente.]

As briófitas vivem em locais úmidos e precisam da água para a reprodução. Elas apresentam plantas masculinas e plantas femininas, que produzem, respectivamente, os gametas (células reprodutivas) masculinos e femininos.

Espero ter ajudado!

Bons estudos!!

Anexos:
Perguntas interessantes