o que são diferentes fenômenos do conhecimento
Soluções para a tarefa
O conhecimento é o principal objeto de estudo da disciplina conhecida como epistemologia (do grego, Episteme = conhecimento e Logos = discurso, razão ou explicação), de modo que todas as coisas a respeito das quais a epistemologia estuda giram, necessariamente, em torno do conhecimento. A epistemologia nada mais é, portanto, do que uma investigação sistemática do conhecimento, sua natureza, suas possibilidades, a que ele diz respeito e, por fim, dos tipos de conhecimento. De maneira mais popular, em relação ao chamado senso comum, os tipos de conhecimento são frequentemente divididos em diferentes campos do conhecimento, sendo estes, em sua grande maioria, relacionados às diferentes ciências. Pode-se, nesse sentido, apontar a física, a química e a biologia como um tipo de conhecimento, bem como a teologia, os estudos de línguas e também, em certo sentido, a filosofia.
Contudo, dentro do campo específico da filosofia, os tipos de conhecimento apresentados pela epistemologia são diferentes desses apresentados acima. Enquanto os tipos de conhecimento apresentados como campos científicos dizem mais respeito a diferentes áreas de estudo, os tipos de conhecimento determinados e estudados pela epistemologia dizem respeito às maneiras como a mente humana é capaz de adquirir o conhecimento a respeito de algo. Ou seja, enquanto os tipos de conhecimento das ciências dizem respeito a “o que” se conhece, os da epistemologia dizem respeito a “como” se conhece algo.São diversos os tipos de conhecimentos identificados pelos estudos epistemológicos, assim como são, também, diversas as controvérsias que estão relacionadas a esses tipos de conhecimento. Este artigo visa apresentar e discorrer a respeito desses tipos de conhecimento.
Conhecimento explícito e conhecimento tácito
O conhecimento explícito é o tipo de conhecimento auto-consciente, quer dizer, é o conhecimento em que o sujeito conhecedor sabe que tem esse conhecimento, ou seja, tem consciência dele em todas as suas questões relevantes. Um exemplo simples de conhecimento explícito é aquele que todo ser humano psicologicamente saudável possui quanto, por exemplo, escova seus dentes: ele sabe que tem em suas mãos uma escova de dentes e que a esfrega em sua boca.