O que são cromatina, cromátides, histonas, nucleossomos e solenoides e qual a sua relação com a remodelagem do DNA antes da divisão celular?
(Se alguem puder ajudar eu agradeço, tenho até as oito. )
Soluções para a tarefa
Resposta:
A cromatina (do grego chromatos, cor) é um conjunto de fios, cada um deles formado por uma longa molécula de DNA associada a moléculas de histonas, um tipo especial de proteína. Esses fios são os cromossomos.
A cromátide é uma cópia de um cromossomo que permanece anexado à cópia original por uma área do cromossomo chamada centrômero. Nesse sentido, a cromátide é uma estrutura em forma de barra, conhecida como braço, que sempre, em condições normais, estará ligada à sua cromátide irmã pelo centrômero.
Histonas são proteínas globulares com um N-terminal flexível (considerada a cauda) que se projeta a partir do nucleossomo. Muitas das modificações na cauda da histona se correlacionam muito bem com a estrutura da cromatina .
O nucleossomo, também chamado de nucleossoma, trata-se da unidade fundamental da cromatina dos seres eucarióticos. Consiste em uma unidade de DNA dividida em duas espirais, que se enrosca em torno de um disco proteico, composto por proteínas, as histonas e as não-histonas. As histonas são proteínas simples, solúveis em água.
O solenóide ou bobina longa, como também pode ser chamado, é um fio condutor dobrado em forma de hélice ou pode ser definido como um conjunto de espiras de mesmo eixo espaçadas uniformemente.
Podemos definir genes como sendo seqüências de nucleotídios do DNA que contêm informações para a síntese de proteínas e determinação de características de um indivíduo; e, como a sequência de nucleotídios das moléculas-filhas de DNA são cópias exatas da sequência da molécula-mãe, as informações genéticas são transmitidas da célula-mãe para as células-filhas.
Espero ter ajudado !!!!!